Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(22/07/2014) Pensando em sustentabilidade, Idtech instala coletores de pilhas e baterias

Todos os postos de trabalho do Instituto, inclusive o Hospital Alberto Rassi – HGG, receberam as caixas coletoras dos objetos

Na era da modernidade, o que não falta são aparelhos eletrônicos ao nosso alcance: celulares, tablets, máquinas fotográficas e vários outros itens que facilitam ainda mais nosso dia a dia. Todos esses, é claro, só funcionam graças às pilhas e baterias. Mas, e quando a vida útil desses itens acaba? Como descartá-los corretamente?

Pensando nisso, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) adquiriu coletores de pilhas e baterias para cada posto de trabalho: sede administrativa, Central de Processamento de Dados (CPD), Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, Departamento de Informática, localizado no Paço Municipal, Complexo Regulador, além do Hospital Alberto Rassi – HGG.

“Com vistas a despertar ainda mais nos colaboradores a consciência ambiental, adquirimos esses coletores. Todos nós somos potenciais consumidores de pilhas e baterias e, muitas das vezes, as descartamos inadequadamente”, diz o coordenador administrativo-financeiro do Idtech, Lúcio Dias Nascimento. De acordo com ele, conforme os recipientes vão lotando, os itens serão enviados à Prefeitura de Goiânia, responsável por recolher e enviar as pilhas e baterias aos destinos finais.

Quando essas pilhas e baterias são excluídas sem responsabilidade ambiental, elas podem causar sérios danos ao meio ambiente. O material tóxico de composição pode contaminar o solo e o lençol freático e, assim, por meio de irrigação da agricultura, e alimentos podem ser contaminados.

A coleta seletiva ideal para o recolhimento de pilhas e baterias é em postos autorizados. De acordo com a resolução nº 401/2009, os fabricantes e importadores são obrigados a receber as pilhas e baterias descartadas por seus consumidores.

HGG
Vale ressaltar que no Hospital Alberto Rassi – HGG, pacientes e colaboradores devem depositar apenas pilhas e baterias de uso pessoal. As que são utilizadas nos controles remotos e nos demais aparelhos eletrônicos da unidade devem ser entregues ao Almoxarifado, para que as mesmas sejam repostas.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700