Goiânia, 17 de dezembro de 2017    




Teleconsulta

Central de Atendimento ao Cidadão



O que é?

A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta é um sistema de agendamento de consultas básicas e eletivas aos usuários do SUS por telefone. As vagas nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia são reservadas por telefone, gratuitamente.


Como funciona

A Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta dispõe de um moderno contact center com linhas telefônicas interligadas a uma potente central de processamento de dados e computadores de última geração. Um software exclusivo controla a agenda e a distribuição de vagas.

Os agentes de atendimento são treinados para identificar as doenças mais prevalentes na população e entender as queixas dos usuários, pré-requisito fundamental ao correto encaminhamento dos casos. Quando enfrentam qualquer dificuldade, são apoiados por enfermeiros e médicos que supervisionam em tempo integral os trabalhos do Teleconsulta.

A partir do endereço fornecido, o sistema permite o georreferenciamento do usuário para a unidade mais próxima de sua casa. Esse recurso multiplica as chances de agendamento da consulta porque o sistema faz uma busca virtual de vagas nas unidades de saúde da rede.


Prioridade para quem tem direito ou precisa

O sistema do Teleconsulta dá preferência a quem é protegido pelos Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente ou precisa ser atendido primeiro, em razão do seu estado de saúde.


As consultas são marcadas de acordo com três prioridades:

Prioridade 01 - até 24 horas
Prioridade 02 - até 48 horas
Prioridade 03 - até sete dias.


Acesso do usuário:

À escolha do gestor, o sistema de teleagendamento pode fazer a marcação da consulta utilizando um número gratuito (0800) ou pago (0300). No caso do número 0800, o usuário pode falar de qualquer telefone fixo: de casa, de um vizinho ou até de um orelhão. Ambos os sistemas garantem o recebimento apenas das ligações originadas no município atendido pelo serviço.


Instrumento de gestão

Além de assegurar tranquilidade e conforto para o usuário, o Teleconsulta é um importante instrumento de gestão do SUS. O serviço possibilita:

• Melhor aproveitamento das consultas
• Redução da sobrecarga nos pronto-atendimentos com acesso facilitado às consultas eletivas
• Maior controle sobre os serviços prestados e sobre seu uso pelos pacientes, com identificação de distorções como a repetição excessiva de consultas
• Controle rigoroso de qualidade do trabalho dos médico
• Controle da produção das unidades de saúde por meio de relatórios gerados em tempo real
• Garantia do uso dos serviços apenas por usuários do município, uma vez que são aceitas apenas ligações locais
• Combate à evasão de recursos
• Consolidação do Cartão SUS, se o gestor optar por exigi-lo no teleagendamento
• Planejamento dos serviços de acordo com a demanda existente



UNIDADE GOIÂNIA

Estrutura:

São até 83 posições de atendimento em funcionamento nos períodos matutino e vespertino, sob a supervisão de duas enfermeiras e um médico. A capacidade do no break permite a manutenção do funcionamento de 12 posições de atendimento durante as quedas de energia.


Localização:

Avenida B, nº 31, Quadra B1, Lote 04, Setor Oeste [ver mapa].


Telefones:

0800 646 1560 – para usuários.

(62) 3209-9700 – para colaboradores e o público em geral.


Horário de Atendimento:

07 às 19 horas, todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados).


Histórico:

Implantado pelo Idtech em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, o serviço foi inaugurado em 04 de agosto de 2006 e, desde então, conseguiu mais que duplicar a média mensal de consultas agendadas, de 27 mil para 56 mil, em contrapartida ao acréscimo de apenas 14% no quantitativo de médicos em atuação na rede. O aumento foi obtido com o gerenciamento racional da agenda e o aproveitamento máximo das vagas ofertadas pela rede.

Em 2011, para humanizar ainda mais o atendimento, o agendamento passou a ser feito de forma escalonada e não mais para o início do horário do médico, prática adotada desde a inauguração do serviço pela administração municipal. Atualmente, a agenda do profissional é fracionada em partes de uma hora. Os usuários são distribuídos em grupos ao longo da jornada, para que sejam atendidos de forma escalonada. O máximo de tempo de espera previsto é de uma hora e meia.

Em dezembro deste mesmo ano, o Teleconsulta passou a contar com sede própria, com mais posições de atendimento, ampliando sua capacidade para suprir o crescimento populacional de Goiânia. Uma sala de situação foi implantada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, onde os dados referentes ao atendimento ambulatorial do município são transmitidos em tempo real aos gestores da pasta.



Cidadania desde o berço

Em maio de 2008, o Teleconsulta foi integrado ao Projeto Nascer Cidadão, da Divisão de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, da Secretaria Municipal de Saúde, e passou a garantir o agendamento também da primeira consulta de bebês de Goiânia nascidos nas maternidades públicas e conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

Visitadoras do programa agora marcam as consultas por telefones celulares, utilizando um número exclusivo do Teleconsulta. Mãe e filho já saem do hospital com a data, a unidade e os nomes do pediatra e do ginecologista que irá atendê-los definidos.

Com o objetivo de humanizar ainda mais o atendimento prestado pelo projeto, as visitadoras passaram a registrar as primeiras imagens das mães com os seus bebês. As fotos, tiradas com máquinas digitais, são encaminhadas pelo correio à família.







Fonte: IDTECH






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