A Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concedeu o alvará de autorização sanitária para o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG referente ao ano de 2021. O documento contempla a unidade de saúde como um todo, e em especial os serviços de Endoscopia e Colonoscopia, Hemodinâmica, Ressonância Magnética, Terapia Renal Substitutiva, Tomografia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O documento autoriza o funcionamento e tem caráter obrigatório para funcionamento das unidades hospitalares.
O diretor administrativo do HGG, Alessandro Purcino, ressalta que o alvará sanitário é de suma importância para o funcionamento da unidade de saúde. “Ele atesta que o HGG atende os requisitos necessários para o funcionamento. O documento também permite que o hospital adquira insumos para a realização dos atendimentos”, ressalta. Alessandro enfatiza que o alvará também habilita o HGG para a realização de serviços e procedimentos.
Para obter o alvará, o HGG deve comprovar que atende toda a legislação vigente voltada para a área da saúde, não só atendendo requisitos de estrutura física, como também a capacitação do corpo técnico, definição de normas e fluxos, e destinação correta dos resíduos gerados na unidade.