18/02/2021 - Comissão permanente faz análise de processos do Idtech



Documentação da instituição é analisada anualmente

A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) fez, nos meses de janeiro e fevereiro, a análise de 122 caixas de documentos referentes ao ano de 2014. Deste total, 76 foram eliminadas e 46 foram guardadas em arquivo externo. Em 2020 foram analisados os arquivos referentes aos anos de 2006 a 2013. Essa comissão está em vigor no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) desde 2017 e é composta por quatro colaboradores da instituição.

O objetivo principal da CPAD é definir, orientar e realizar a análise e seleção dos documentos produzidos e acumulados no âmbito da instituição, visando a identificação dos documentos para guarda permanente ou a eliminação dos destituídos de valor em conformidade com as leis vigentes. Para que essa análise possa ser realizada de forma criteriosa, foi elaborada uma tabela de temporalidade. São membros da CPAD: Adriane Duarte Cordeiro; Thalita Hyodo e Silva; Roberto José Teixeira Braga e Rodolfo Paulino da Silva Vieira.

De acordo com a biblioteconomista e pós-graduada em gestão de arquivos, responsável pelo Núcleo de Expediente e Documentação, Adriane Duarte Cordeiro Azevedo, esta análise é realizada anualmente e contribui para a melhoria dos processos e diminuição dos custos da instituição. "Muitos destes arquivos estão em guarda externa e têm um custo mensal destinado a isso. Os documentos mais importantes são analisados e posteriormente digitalizados. O restante é descartado", comenta.



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