01/04/2021 - Pesquisa avalia segurança do paciente no HGG



Dados coletados proporcionarão melhora na assistência

Realizada entre os dias 22 de fevereiro e 2 de março, a pesquisa promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, teve como objetivo avaliar a percepção dos colaboradores quanto à segurança do paciente e sua aplicação na instituição. Foram respondidos 386 formulários, baseados na Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) dos Estados Unidos, traduzida pela Fiocruz, que abordam a notificação de incidentes, comunicação, liderança, crença e valores. Após tabulados, os dados serão apresentados às equipes do HGG e ao Núcleo de Segurança do Paciente. Serão estes indicadores que nortearão as ações e condutas do NSP em 2021.

De acordo com a coordenadora do NSP, Estefany Izidorio Lopes, a pesquisa é para mensurar o grau de amadurecimento da equipe quanto a cultura de segurança do paciente e identificar as principais fragilidades. "A partir dos dados coletados, foi desenvolvido um plano de trabalho, que é o plano de segurança do paciente, para melhorar a segurança da assistência", afirma.

O resultado da pesquisa foi apresentado em uma reunião do NSP, na qual foi sugerida a reaplicação da pesquisa no próximo semestre, com estratégia de divulgação mais didática e que reforce a sua importância para a instituição. "As sugestões de melhorias relacionadas à cultura organizacional e estrutura física foram encaminhadas aos setores responsáveis para as tratativas e serão acompanhadas pelo NSP", finaliza Estefany.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS