04/01/2022 - HGG realiza primeiro acolhimento de internos em medicina de 2022



Projeto é realizado mensalmente e oferece 50 vagas em parceria com a SES

A equipe multidisciplinar do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, recebeu nesta segunda-feira, 3 de janeiro, a nova turma de internos. Os estudantes de medicina são alunos da Faculdade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) e da Universidade de Rio Verde (UNIRV), que vão passar 30 dias vivenciando rotinas hospitalares em diversas especialidades no hospital.

O programa de internato do HGG é certificado pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2014, realizado anualmente com turmas mensais e regulado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Segundo a gerente de Educação Continuada do HGG, Wagna Teixeira, a unidade de saúde não é apenas um hospital escola para oferecimento de estágios. "Temos a responsabilidade também na formação do caráter, moral, e no cumprimento de normas do HGG. O hospital tem fluxos e rotinas que precisam ser seguidos com pontualidade. Compartilhamos isso com os internos, para que todos estejam alinhados, pois já vivenciamos algumas dificuldades em relação a cumprimento de horários e comportamentos diversos, por exemplo."

Wagna explica ainda que no primeiro dia do acolhimento é realizada uma oficina de conhecimento, que apresenta a rotina de vários serviços do hospital. "Falamos sobre a importância do banco de sangue, sobre uso de adornos e também sobre Terapia Nutricional, que reforça a importância e devida atenção ao cumprimento dos protocolos de jejum dos pacientes."

Para a diretora interina de Ensino e Pesquisa do HGG, Fábia Mara Gonçalves Prates de Oliveira, o hospital entrega um projeto além do esperado. Essa característica de qualidade é apontada, segundo ela, pela alta procura nas vagas para participação no estágio. "O objetivo do internato é promover o conhecimento, na prática, das atividades do curso de medicina e também do curso multidisciplinar. Entregamos um estágio em serviço, os estudantes saem conhecendo a realidade da rotina hospitalar", afirmou.

A estudante Rayssa Carolina de Lacerda, aluna da UniEvangélica, conta que já teve outras experiências de internato em hospitais e que, nessa oportunidade, fará o estágio na especialidade de Gastroenterologia. "Tenho ótimas expectativas com o estágio aqui no HGG. Além disso, é um local excelente para uma residência médica no futuro. Estou ansiosa!".



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS