22/06/2022 - Oficina de Arte do HGG motiva pacientes por meio da expressão artística



Projeto acontece quinzenalmente na unidade de saúde

Quinzenalmente, os pacientes do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG têm a oportunidade de participar da Oficia de Arte do HGG, projeto de pintura que acontece na unidade desde 2014, em parceria com a Escola de Artes Visuais (EAV) e o artista plástico Alexandre Liah. Além disso, as atividades contam com o apoio de terapeutas ocupacionais do HGG, que incentivam os pacientes a participarem das ações de humanização do hospital.

Nesta última edição, que aconteceu no dia 14 de junho, boa parte dos pacientes estavam pintando pela primeira vez. A alegria e descontração foi unânime, todos apreciaram com leveza e naturalidade o desempenho artísticos na telas. O aposentado Baylon Roque das Chagas, 65 anos, internado no HGG para uma cirurgia de hérnia, disse que achou ótima a experiência. “Nunca tinha pintado em tela antes. Foi um momento muito legal, um tempo de lazer mesmo, foi ótimo para distrair as ideias”, comentou.

Já a aposentada Maria Romano de Godoi da Cruz, 60 anos, também paciente do HGG, disse que ficou surpresa com o resultado da pintura. “Fiquei muito animada com o resultado. Por ser minha primeira pintura eu acho que ficou ótimo! Participar da Oficina de Arte foi muito bom, me distraí, pois estava no quarto um pouco ansiosa. Foi pura diversão”, disse alegre.

O policial aposentado, Antônio Carlos Gomes de Moura Valente, 57 anos, estava aguardando por um procedimento cirúrgico a unidade. Ele adorou a ideia do projeto que incentiva o conhecimento da arte. “Adorei sair do quarto para vivenciar esse momento. Se todas as instituições tivessem essa iniciativa, seria excelente, pois ficar aguardando para fazer uma cirurgia gera ansiedade e expectativa. Foi sensacional!”




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS