20/09/2022 - Colaboradores do Idtech participam de palestra sobre prevenção ao suicídio



Ação foi realizada na Central de Serviços Compartilhados, Teleconsulta e Ciams Novo Horizonte

No dia 16 de setembro, mês de campanha sobre a prevenção do suicídio, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico – Idtech, promoveu palestra para os colaboradores do Teleconsulta, Central de Serviços Compartilhados (CSC) e Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária – CIAMS, com o tema “Conscientização sobre Suicídio e Transtornos Mentais”, conduzido por Sara Millena Costa e Silva, psicóloga do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG.

Na palestra, a psicóloga falou abertamente sobre os cuidados de cada indivíduo para perceber o comportamento diante dos problemas do dia a dia, orientando sobre dar maior atenção aos sinais de resposta dos estímulos a nossa volta e cuidados para que a saúde mental seja preservada. “Não é simplesmente dizer que ‘eu estou triste’, não é simplesmente falar da boca para fora. É entender primeiro a emoção que estou sentindo, identificar o porquê estou sentindo, o que eu posso fazer para que essa situação não aconteça, para não gerar esse sentimento e, principalmente, o que o meu pensamento faz para me afundar mais. Então, é realmente fazer essa autoanálise”.

Houve ainda espaço para perguntas e compartilhamento de experiências pessoais entre os presentes para enriquecer a discussão. Adriane Espindola, advogada e coordenadora do programa de compliance do Idtech, destacou a importância dos cuidados com a saúde mental dentro e fora da espera profissional. “As pessoas precisam entender que os seres humanos estão adoecidos; as pessoas precisam de normalizar não estar bem, elas precisam de compreender que você não é feliz 100%, que a vida do outro parece ser muito boa, mas às vezes não é. Então esses momentos de discussão eu acho que dão um acalento, um aconchego”.

Rafaela Tristão, enfermeira supervisora do Teleconsulta e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), apontou a relevância do tema para uma cultura institucional mais saudável. “Esse tema é muito importante para que o colaborador se sinta mais acolhido pela empresa, mais motivado; e uma forma de prevenir a questão dos gatilhos emocionais. É por isso que a empresa preocupada com esse tema, tristeza e depressão, gosta de trabalhar para se evitar”.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS