23/05/2023 - Sesmt reforça ações preventivas em casos de emergências e incêndios no HGG



Ação orientativa é realizada em turnos diferentes para equipes multiprofissionais que atuam no hospital e são baseadas no Plano de Contingência da Brigada de Incêndio

O que fazer em uma situação de emergência ou evacuação do hospital em caso de incêndio? As orientações e respostas a essas questões foram abordadas pelos técnicos em segurança do trabalho Willian Farias e Ronaldo dos Santos, em conversa com colaboradores da Clínica Médica do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG no dia 18 de maio. A ação, promovida pelo Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - Sesmt, visa reforçar as ações do Plano de Contingência da Brigada de Incêndio com profissionais que atuam no hospital.


“Reforçar as ações do Plano de Contingência é conscientizar os nossos colaboradores sobre as ações emergenciais a serem tomadas na constatação de riscos graves e iminentes aos pacientes, para seus pares e também para os acompanhantes. Essas orientações também ajudam a saber como preservar ao máximo as edificações do hospital descrevendo as medidas a serem adotadas em caso de acidentes com situações de incêndio”, destacou Willian sobre as orientações repassadas ao público durante a ação.


O estudante de Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e interno desde abril no HGG, Alexandre Augusto, destacou a importância de se orientar as equipes multiprofissionais que trabalham em diferentes espaços da unidade. “Acredito que orientações como essas nos dão ferramentas que facilitam em momentos de emergência. Com essas instruções conseguiremos, se necessário, fazer uma evacuação de forma adequada e rápida preservando a nossa vida e a dos pacientes e acompanhantes.”

Selma dos Santos, que é técnica de enfermagem do hospital há sete anos, ressaltou a importância de se ouvir instruções periódicas sobre quais são as ações em casos de situações de risco ou emergência em seu ambiente de trabalho. “Acho que ações como essa do Sesmt nos ajudam a lembrar e reforçar o que devemos fazer em uma das eventualidades citadas. Torcemos para que nada aconteça de mal, mas se acontecer já estamos orientados sobre como proceder para nossa segurança e a dos pacientes sob a nossa responsabilidade.”


A ação, que será retomada em mais dois dias na semana entre os dias 22 e 26 de maio em turnos diferentes, terá como público-alvo no hospital técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros, equipe de multiprofissionais, residentes em medicina e enfermagem que trabalham na unidade. Os facilitadores da ação ligados ao Sesmt irão percorrer diferentes alas do hospital em uma proposta de diálogos itinerantes sobre o Plano de Contingência da Brigada de Incêndio.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS