A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza anualmente a Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente em hospitais do Brasil com leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na avaliação de 2022, o Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, gerenciado pela organização social (OS) Instituto de Desenvolvimento Humano e Tecnológico - Idtech, foi classificado com Alta Conformidade. O relatório divulgado pela Anvisa no dia 13 de maio, verifica a conformidade de 21 indicadores de estrutura e processo, alinhados à Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) nº 36/20133, a qual institui as ações de segurança do paciente nos serviços de saúde, sendo esse o nível mais alto de aprovação considerando os indicadores de estrutura e processo avaliados.
A metodologia utilizada aconteceu em dois momentos distintos. O primeiro foi a de autoavaliação realizado pela própria unidade hospitalar através de um questionário enviado em agosto de 2022 para a Anvisa. Posteriormente, o HGG recebeu a visita in loco de uma equipe técnica de avaliação para análise de dados documentais e verificação das conformidades das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde em CTI que leva em consideração as metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente.
De acordo com a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Aline Magalhães, receber a certificação de Alta Conformidade é uma importante indicador para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, a melhoria da qualidade e a aplicação das boas práticas de segurança do paciente em serviços de saúde. “O resultado é reflexo do compromisso do HGG e do Idtech em proporcionarem um cuidado mais seguro para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam dos serviços de média e alta complexidade”, ressaltou.