23/05/2023 - HGG conta com novo abrigo para resíduos hospitalares



Espaço tem cinco portões de saída para que empresa responsável possa fazer a coleta de resíduos químicos, infectantes e comuns

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG conta com um novo abrigo de resíduos hospitalares. A obra do abrigo externo de resíduos químicos, infectantes e comuns tem cinco portões de entrada, que podem ser acessados pela Rua 9-A, na lateral da entrada principal do hospital, no Setor Oeste, em Goiânia. A edificação foi construída em uma área construída de 63 metros quadrados. Sinalizado de acordo com a Resolução - RDC nº 222, de 29 de março de 2018, do Ministério da Saúde, o espaço segue padrão estabelecido por normativas nacionais de vigilância sanitária e tem capacidade para abrigar um volume de aproximadamente 800 quilos diários de resíduos.

O diretor administrativo do HGG, Alessandro Purcino, destacou a importância do investimento na construção de um espaço arquitetado em acordo com o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. “O destino adequado dos resíduos gerados na unidade de saúde são de responsabilidade nossa, por isso, esse investimento em um abrigo dentro das normas sanitárias vigentes é importante para uma questão de segurança de quem faz o manejo e da empresa que faz a coleta. Temos esse compromisso social e ambiental de armazenar e descartar corretamente os resíduos que geramos diariamente no hospital.”

A gerente de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho do HGG, Michelly Matias, destacou que o novo abrigo de resíduos do hospital segue o regulamento de boas práticas de gerenciamento dos resíduos de Serviços de Saúde. “Após o manejo adequado internamente no hospital esses resíduos são direcionados para o abrigo que possui espaços específicos para sua recepção. Toda a construção foi projetada considerando uma infraestrutura necessária para o trabalho de pesagem, acondicionamento e lavagem dos contêineres que transportam esses resíduos.”

O novo abrigo de resíduos do hospital está dividido em cinco acessos externos. O primeiro portão é destinado aos resíduos químicos, o segundo e terceiro para infectantes e o quarto e quinto para rejeitos comuns. O hospital possui atualmente contrato com empresas que são responsáveis pela coleta dos resíduos do abrigo externo até a destinação final. O espaço está sinalizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) com a proibição de parada e estacionamento de carros, e como ponto de carga e descarga, entre segunda-feira e sábado, das 8 às 18 horas.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS