15/09/2023 - Membros do Comitê de Ética em Pesquisa do HGG e Rede Hemo participam de encontro na SES



Durante a reunião foi apresentada a atualização da Portaria Nº 1.265/2023 SES/GO

A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) promoveu no dia 31 de agosto, o “Encontro para orientações sobre o fluxo das pesquisas na SES”, que reuniu membros do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP, com objetivo de apresentar as a atualização da Portaria Nº 1.265/2023 SES/GO. Participaram representando a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo a diretoria de Ensino e Pesquisa, Cáritas Marquez Franco, a assistente administrativo da Gerência de Apoio Técnico e Operacional, Jéssica Ribeiro Arantes Martins e a Gerente de Análises Clínicas, Ana Paula de Araújo. A secretária executiva, Lucy Lopes Névoa representou o Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG.

A nova atualização propõe estimular a pesquisa científica que produza conhecimento, inovação e tecnologias estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), que possam subsidiar o planejamento e a gestão, com enfoque na melhoria da qualidade de vida e da situação de saúde da população goiana. Além de estabelecer normas e padronizar os procedimentos para a condução de pesquisa científica nas Unidades da SES, com a finalidade de aprimorar a qualidade dos projetos de pesquisa, bem como o compromisso dos dados e devolutiva de resultados. Toda pesquisa científica está condicionada à análise e aprovação do CEP vinculado, tanto da Instituição Proponente como da Instituição Participante e/ou Co-participante.

Lucy Lopes Névoa, secretária executiva do CEP HGG reforçou que esse encontro é fundamental para o alinhamento e também para esclarecer dúvidas. “Essa portaria regulamenta como os pesquisadores devem agir dentro das unidades da SES. No caso, o HGG é uma dessas unidades. Então, foi um momento muito esclarecedor, pois apresentaram pontos bastante cruciais para que o pesquisador não fuja do processo e possa então levar a pesquisa adiante de forma mais assertiva”. Lucy pontuou que os residentes médicos apresentam trabalhos de conclusão de curso, portanto serão orientados acerca das mudanças. “Durante o acolhimento realizado, todos serão instruídos sobre o fluxo e regras a serem seguidas nas pesquisas científicas, especialmente quando envolvem entrevistas com pacientes e profissionais.

Cáritas Marquez Franco, diretora de Ensino e Pesquisa da Rede Hemo, ressaltou a importância dessa reunião que propõe o debate entre pesquisadores de diferentes áreas. “Essa é uma forma de acelerar o ritmo das pesquisas em Goiás. É uma oportunidade de troca de conhecimento, de desenvolvimento profissional e até mesmo de colaboração entre as instituições. Vez que, no evento, foram compartilhadas as dificuldades e os avanços de diferentes instituições. Então, abre portas para essa colaboração. O evento, em resumo, significa a promoção da ciência e a reflexão da relevância da pesquisa científica e seu impacto na nossa vida cotidiana.”



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS