18/09/2023 - Lavanderia do HGG implanta Sistema de Identificação por Radiofrequência



Sigla em inglês significa Identificação por Radiofrequência, que permitirá a localização de peças e controle de estoque com mais eficiência

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG segue investindo na modernização dos processos e dessa vez a lavanderia da unidade de saúde é a grande beneficiada. Durante o mês de setembro, está sendo implantado o Sistema RFID, sigla em inglês que significa “Identificação por Radiofrequência”, que por meio de ondas eletromagnéticas armazena dados em um microchip, que emite o sinal para identificação, neste caso, dos enxovais hospitalares. Até o fim do mês a nova tecnologia já estará disponível e os colaboradores envolvidos passarão por treinamento e capacitação.

A gerente de hotelaria do HGG, Vitória Alta explica que essa aquisição representa um ganho importante para o hospital, pois contribui tanto para uma gestão mais eficiente, como também para a manutenção do patrimônio público. “Esse sistema permite o controle de entradas e saídas de peças e lotes, tem interligação com as balanças, além do cadastramento peça a peça e também por lote, ou seja, realiza o controle e rastreamento completo de todo o nosso enxoval, inclusive da operação das etapas de lavanderia”, pontua a gerente que acrescenta que o sistema gera ainda, relatórios de análise.

Alessandro Purcino, diretor administrativo do HGG, contou que o sistema RFID é muito útil para a gestão, principalmente no quesito custos. “Será possível mensurar a devolução, ou seja, a roupa suja coletada é automaticamente conferida pelo relatório do sistema, conferindo a quantidade de roupa que foi disponibilizada com a quantidade de roupa devolvida para reprocessamento, além de detectar falhas no processamento, por exemplo, quando alguma peça descostura ou mancha. Com isso, teremos uma avaliação da vida útil de cada peça do enxoval, além de estatísticas para avaliar melhor a produtividade da lavanderia do hospital.”






© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS