01/04/2024 - Rede Hemo coleta mais de 300 bolsas de sangue durante feriado prolongado



“Tivemos um atendimento expressivo, importante, e agradecemos aos doadores goianos”, disse a diretora da rede

A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo contou com a presença de 377 voluntários, durante o feriado prolongado da Semana Santa. Ao todo foram coletadas 316 bolsas de sangue e realizados 37 novos cadastros de doadores de medula óssea, nas nove unidades da rede em todo o estado de Goiás. Além disso, durante o feriado, a Rede Hemo realizou a distribuição de 624 hemocomponetes, com o objetivo de garantir o abastecimento das 223 unidades de saúde atendidas em Goiás.

Devido ao alto índice de casos de dengue no estado, a rede atendeu ainda, no feriado da Semana Santa 14 solicitações, destinando 18 plaquetas randômicas e sete por aféreses às unidades de saúde. Se comparado ao último feriado prolongado de Carnaval, a Rede Hemo recebeu duas solicitações de atendimento, e distribuiu seis plaquetas randômicas e uma por aférese, houve um aumento de 700% nas solicitações de atendimento e de 357% de hemocomponentes distribuídos.

Segundo a diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, durante o feriado da Semana Santa foi realizado um cronograma especial de atendimento. “Intensificamos muito as coletas, principalmente nesse momento em que o estado teve aumento significativo de casos de dengue hemorrágica, onde se faz necessário a transfusão de plaquetas, que é um hemocomponente que tem a durabilidade apenas de cinco dias. Tivemos um atendimento expressivo, importante, e agradecemos aos doadores goianos que atenderam ao nosso chamado, proporcionando condições de coletas e abastecimento do nosso estoque para o atendimento aos hospitais distribuídos pelo estado de Goiás.”

A cirurgiã dentista Alessandra Ferreira Luciano, de 41 anos, e seu filho Gabriel Luciano Vilela de 18, realizam a primeira doação de sangue juntos. Eles que passaram o feriado na casa de parentes, em Goiânia, aproveitaram a oportunidade para doar e ajudar quem precisa.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS