02/04/2024 - Saúde na Praça realiza mais de 200 atendimentos em ação de prevenção ao câncer de útero e colorretal



Durante o evento foram dadas dicas sobre métodos contraceptivos e orientações sobre as doenças

No dia 26 de março, o Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG realizou mais uma edição do projeto Saúde na Praça, com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de útero e colorretal. Durante o evento, que ocorreu na Praça Abrão Rassi, em frente ao hospital, foram efetuados 278 atendimentos por profissionais de diversas áreas, como enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e médicos.

Rosicleia de Vlieger, médica ginecologista do HGG, enfatizou a relevância da iniciativa para esclarecer a população e aproximar os cidadãos do SUS. "O projeto Saúde na Praça desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças graves. Hoje, em referência ao março lilás, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de colo de útero, estamos informando sobre a importância da vacinação contra o vírus HPV, essencial na prevenção do câncer. Destacamos que a vacina está disponível na rede pública para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A baixa adesão da população se deve à falta de informação. Além disso, é crucial conscientizar sobre o uso de preservativos na prevenção não só do HPV, mas também de outras doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS e Sífilis", ressaltou.

Durante a ação, a equipe de ginecologia do HGG aproveitou para esclarecer sobre métodos contraceptivos e reforçar a importância do exame de prevenção, o papanicolau. A profissional também compartilhou uma recente conquista na área da saúde: a aprovação da tipagem do HPV pela câmara técnica do Ministério da Saúde, que em breve estará disponível na rede pública para mulheres em maior risco. Por fim, fez um apelo à população, destacando a necessidade de vacinar os adolescentes, realizar exames de prevenção regularmente e usar preservativos como medidas essenciais para a prevenção de doenças. As equipes de enfermagem e psicologia também forneceram orientações sobre HPV.

O evento contou ainda com um vaso sanitário instalado na tenda, onde fisioterapeutas instruíram a população sobre a maneira correta de evacuar. A fonoaudiologia abordou questões relacionadas à oncologia, e a nutrição ofereceu orientações gerais para a prevenção do câncer colorretal, com demonstrações em uma maquete do intestino.

Diversos participantes, como João Batista Pereira dos Santos, de Porangatu, elogiaram a oportunidade de receber orientações sobre saúde, como a importância da vacinação e do uso de preservativos. "Achei esta ação interessante, pois aprendi coisas que eu não sabia. É muito importante para quem passa por aqui receber essas orientações. Por exemplo, sobre a forma correta de evacuar e a variedade de preservativos, já que tenho filhas. Como sou pai e mãe, ou pãe, preciso estar mais informado. Mesmo que não saiba tudo a respeito, tenho uma ideia para orientar minhas filhas."

Irene Maria Barras, 45 anos, de Alexânia, veio acompanhar a irmã que passará por uma cirurgia e comentou sobre a importância do evento para cuidar da saúde. "É ótimo! Vim acompanhar minha irmã e aproveitei para medir minha pressão. É muito importante para todos que passam por aqui. Muito bom mesmo!"

O projeto Saúde na Praça reforça a relevância da prevenção e do acesso à informação para promover a saúde e o bem-estar da população goiana.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS