02/04/2024 - Escritório da Qualidade da Rede Hemo promove ação para fortalecer notificações de eventos adversos e near miss



Objetivo da ação foi promover a educação continuada e fortalecer as notificações de eventos adversos

Em clima de Páscoa, o Escritório da Qualidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo realizou, no dia 27 de março, uma ação itinerante em todos os setores com o objetivo de fortalecer as notificações de eventos adversos e near miss, também conhecidos como "quase erro". Durante o evento, os colaboradores participaram de uma dinâmica de caça aos ovos com casos relacionados aos temas, que podem ocorrer durante o processo de doação, coleta, processamento e transfusão de sangue.

"A intenção é promover a educação continuada para os colaboradores e servidores, visando fortalecer as notificações de eventos adversos", afirmou a Enfermeira do Escritório da Qualidade, Rose Mary Araújo de Carvalho. A ação envolveu os colaboradores da Unidade de Atendimento Leito-Dia (UNAD), Ciclo do Doador, Gerência de Distribuição, Gerência de Processamento, Gerência de Análises Clínicas e Gerência de Controle de Qualidade.

"Essa iniciativa reforça a importância de cada um, a necessidade de realizar a notificação de maneira correta para que possamos rastrear e identificar os erros de forma adequada, evitando que esses incidentes ocorram. Quando sabemos diferenciar o near miss e os eventos adversos, podemos interromper os processos para corrigi-los ou, se necessário, finalizá-los e notificar adequadamente para resolver a situação", destacou a enfermeira da Rede Hemo, Vivian Dourado.

Juliana Rodrigues, recepcionista do ambulatório da Rede Hemo, ressaltou a importância da ação para que todos os colaboradores estejam cientes dos eventos adversos e do near miss, e como isso impacta a rotina de trabalho. "Como recepcionistas, por exemplo, quando um paciente chega, verificamos toda a documentação com cuidado. Essa verificação é essencial para prevenir erros, evitando que eventos adversos ocorram".

"É crucial compreender essas questões para evitar que isso resulte em um evento adverso. No caso da documentação, quando o médico faz uma prescrição e ela chega até nós, sempre verificamos se o documento corresponde à prescrição e ao paciente. Se houver alguma inconsistência, isso pode resultar em um erro", destacou Cléber Lucas Borges, recepcionista do Ambulatório.



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