Em comemoração ao Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue, a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo promoveu, na última quarta-feira, 5 de junho, o evento ‘Para Sempre Doador - De Geração em Geração’, uma campanha nacional do movimento ‘Hemocentros Unidos’. Para celebrar a abertura do Junho Vermelho, a Rede Hemo instalou tendas no estacionamento do Hemocentro Coordenador, em Goiânia, e promoveu uma série de atividades para todas as faixas etárias.
O evento contou com várias atividades lúdicas que remetiam à doação de sangue, jogos da memória, argolas e pescaria. Para as crianças, a Rede Hemo ainda preparou piscina de bolinhas, cama elástica e pintura em rosto. O público também recebeu fotos personalizadas do evento, para recordação. Allyce de Souza, de 10 anos, é aluna de uma das escolas convidadas e contou que se divertiu com as brincadeiras. “A gente é criança, mas a gente já entende que sangue salva vidas. Acho que ser doador é ser um super-herói. Quando eu puder, vou ser doadora também”, disse.
Além de crianças e jovens, de 4 a 17 anos, o evento reuniu adultos e idosos que fazem doações regulares. Lucas Teodoro de Souza, de 63 anos, se tornou doador há 42 anos, para ajudar um amigo que precisava de sangue. Desde então, ele se tornou um doador regular e se diz bastante orgulhoso por poder ajudar o próximo. “Já que uma bolsa salva até quatro vidas, pelas minhas contas, ajudei mais de 500 pessoas com as minhas doações”, disse sorrindo. Lucas se tornou doador graças ao incentivo da irmã, Vânia Lúcia de Souza, de 66 anos, que sempre doou sangue. “Dou sangue desde os meus 18 anos. Criei esse hábito e, como sempre me fez bem, nunca parei de doar. Quando a gente se coloca no lugar do outro, não tem como não se tornar um doador”, avaliou.
A Diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart explica que a iniciativa teve como objetivo incentivar a doação de sangue voluntária e altruísta no país, através do convite a doadores de várias gerações para continuar realizando esse gesto de solidariedade, cidadania e responsabilidade social. “Nós instalamos quatro stands. Cada um voltado à determinada faixa etária e com temas distintos. ‘Turma do Futuro’, com crianças de 3 a 7; ‘Turma Já Quero Doar’ para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos; ‘Turma Sou Doador’, que abrange as pessoas de 18 a 59; e a ‘Turma da Experiência’, para o público com mais de 60 anos. O evento é um convite para que todas as gerações se envolvam e ajudem a manter vivo esse compromisso de solidariedade”, afirmou.
Denyse Goulart reforçou que a ação do último dia 5 foi só a primeira de uma série de programações que estão sendo preparadas pela Rede Hemo. "Teremos várias ações durante este mês de junho. Queremos mobilizar a comunidade para que faça sua doação e também é o momento de agradecer aos que nos ajudam a manter nossos estoques seguros. Quero convidar a todos para acompanhar nossas redes sociais para ficarem atentos às nossas ações", concluiu.
Junho Vermelho
O mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. No Brasil, menos de 2% da população doa sangue regularmente, e a principal faixa etária envolvida com a doação é de pessoas entre 25 e 34 anos. Jovens com menos de 24 anos e pessoas acima dos 35 anos têm uma menor participação na doação de sangue no país. Doar sangue não dói, é rápido e ajuda a salvar até quatro vidas.
‘Para Sempre Doador – De Geração em Geração’
Idealizado pelo movimento Hemocentros Unidos, a campanha Junho Vermelho de 2024 é um convite para que todas as gerações se envolvam e ajudem a manter vivo o compromisso de solidariedade com a vida. A partir da experiência de doar e da satisfação de cada doador em participar dessa ação que salva vidas, é possível entender e explicar a importância de ser, para sempre, um doador.