30/08/2024 - HGG promove capacitação para preceptores sobre P-MEX



O Professionalism Mini-Evaluation Exercise (P-MEX) é um instrumento de avaliação das habilidades práticas do residente

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu, nos dias 19 e 22 de agosto, mais uma edição do curso de Formação para Preceptores Multiprofissionais. Desta vez, a capacitação abordou o Professional Mini-Evaluation Exercise (P-MEX), um método desenvolvido no Canadá para avaliação do residente. O treinamento foi ministrado pelas tutoras da Residência Multiprofissional do HGG, a psicóloga Telma Noleto e a enfermeira Lucyana Luz.

A formação atende ao Levantamento das Necessidades de Treinamento (LTN), uma exigência da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) às unidades que possuem programas de residência multiprofissional.

Durante o curso, as tutoras reforçaram que o P-MEX busca garantir que o residente seja avaliado continuamente sobre técnicas necessárias aos profissionais de saúde. “O residente precisa sair deste período de pós-graduação habilitado a aplicar algumas técnicas inerentes às nossas áreas de atuação. Ao longo da residência, ele vai ser avaliado por vários preceptores que vão, através do P-MEX, mensurar o nível que este residente alcançou em determinada prática”, afirmou Telma.

A preceptora de enfermagem, Lucyana Luz acrescenta que o P-MEX abarca as atividades práticas às quais os residentes participam. Ela afirma que, caso a avaliação não tenha um resultado positivo, os tutores e preceptores trabalharão juntos para corrigir estas deficiências. “Estes conhecimentos práticos que nós cobramos dos residentes são fundamentais para a atuação profissional deles. Mesmo que, em um primeiro momento, o desempenho prático não seja satisfatório, nós trabalharemos para corrigir estas falhas junto dos residentes. O P-MEX determina que todo o residente que conclui a residência deve ter capacidade de executar tarefas práticas”, disse.

O HGG possui o Programa de Residência Multiprofissional em Endocrinologia, oferecido aos profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Sob a tutela dos preceptores, os residentes multi passam por todas as etapas do tratamento dos pacientes, desde consultas ambulatoriais a internações em UTI.

Residência Multi no HGG

A Residência Multiprofissional do HGG – Modalidade Multiprofissional de Atenção Clínica Especializada – Área de Concentração em Endocrinologia, iniciou as atividades em 2015. A modalidade de ensino é uma forma de especialização latu sensu de dois anos, que associa teoria e prática. A Residência é um treinamento em serviço, sob preceptoria contínua, que qualifica os profissionais de saúde e é considerada a modalidade de ensino padrão ouro na especialização. Se constitui em uma grande oportunidade de treinamento teórico-prático, sob supervisão de profissionais experientes e comprovadamente capacitados em suas áreas, para que psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros possam adquirir competências essenciais no cuidado integral às pessoas.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS