30/08/2024 - Colaboradores do CEAD participam de simulado de incêndio



Treinamento da Brigada de Incêndio é realizado sem aviso prévio

A Brigada de Incêndio do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizou, na última sexta-feira, 23 de agosto, mais um simulado de incêndio. Desta vez, o treinamento, promovido pelo Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt), aconteceu no Centro Estadual de Atenção ao Diabético – CEAD e envolveu todos os colaboradores que atuam no local. O objetivo da ação foi de aperfeiçoar os protocolos dos brigadistas e preparar os colaboradores para situações de risco.

O técnico em segurança do trabalho do HGG e chefe da brigada de incêndio do hospital, Ronaldo dos Santos Palmeira explica que o simulado aprimora o treinamento da brigada de incêndio em suas atribuições, e também os colaboradores, para o abandono seguro da edificação, permitindo que a instituição avalie as condições de segurança contra incêndio e pânico do edifício.

“Fazemos estes treinamentos para que todos os brigadistas fixem na memória, como atuar em caso de adversidades. Após estas simulações, a gente se reúne para discutir os erros cometidos e consertar essas falhas”, explicou.

Além disso, ele reforça que a não comunicação do horário do treinamento aos colaboradores é uma decisão técnica e visa garantir mais efetividade do simulado, buscando a maior aproximação possível de uma eventual situação concreta de emergência.

Incêndio em Hospitais

O ambiente hospitalar é complexo, não só no que tange a processos de evacuação, como também na movimentação de pacientes que, na grande maioria, fazem uso de equipamentos para manutenção de sua integridade. Além disso, a presença de gases inflamáveis e até mesmo outros tipos de substâncias podem favorecer incêndios.

Um incêndio em hospital leva a imensuráveis perdas e consequências, uma vez que neste local há presença de centenas de pessoas vulneráveis, de recém-nascidos a idosos, com dificuldade ou sem condições de locomoção. Além dos riscos de perdas de vidas, há prejuízos da instalação, com perdas de equipamentos, medicações e até interrupção dos serviços de saúde.





© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS