10/04/2025 - Campanha Abril Verde conscientiza colaboradores do HGG sobre um ambiente seguro e livre de acidentes de trabalho



Iniciativa também tem o objetivo de estimular a prevenção de doenças ocupacionais

Colaboradoras do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG participaram de palestra temática sobre a prevenção de acidentes no trabalho. Na ocasião foi possível esclarecer dúvidas e aprender como agir em casos de acidentes no local de trabalho, seja para auxiliar um colega ou para reportar um acontecimento. Um dos objetivos do treinamento de conscientização são para evitar as quedas, episódio muito comun em ambientes hospitalares. A campanha Abril Verde é realizada em todo o país, anualmente, com o objetivo de estimular a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.

A técnica de Segurança do Trabalho do HGG, Izadora Rodrigo Oliveira destaca que a reciclagem do tema e conscientização dos trabalhadores da unidade são fundamentais para alertar sobre possíveis acidentes no trabalho. “Acompanhamos rotineiramente o índice sobre quedas, pois impacta nossos indicadores, e tentamos ao máximo prevenir esses acidentes. Tem muitas situações que poderiam ser evitadas, mas infelizmente acontecem muitas vezes por um descuido ou falta de atenção. O uso de celular na rotina, ao subir escadas, nas rampas, na hora de entrar no elevador, gera um momento de distração, ocasionando muitas quedas. Percebemos que a distração tem sido o maior causador de acidentes no ambiente de trabalho. Então, precisamos cuidar de nós mesmos e dos nossos colegas de trabalho, para que juntos possamos evitar muitos transtornos e também compartilhar o conhecimento adquirido.”

A enfermeira Enaile Souza Gonçalves comenta que na oportunidade conseguiu esclarecer dúvidas da equipe, promovendo alinhamento de informações. “Agora sabemos que todos os casos de acidentes de trabalho devem ser direcionados ao Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), para as providências cabíveis. Essa capacitação foi muito válida, porque a nossa equipe tinha dúvidas de como proceder durante uma situação de queda. Não sabíamos se podíamos dar os primeiros atendimentos ou se tinha que direcionar direto para o Sesmt, então conseguimos sanar essa dúvida.”




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS