O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG realizou palestra no dia 27 de junho que debateu sobre mito Midas, que simboliza o imediatismo vivido pela sociedade. O mito destaca a importância da moderação e do equilíbrio na vida, alertando sobre os riscos de desejos excessivos e da falta de apreciação pelas coisas simples e essenciais da vida.
Ministrado pelo médico psiquiatra Ítalo Araújo, o evento foi promovido por meio do Programa Qualidade Vida (PQV) da unidade e o intuito da ação foi incentivar os profissionais a terem um olhar reflexivo sobre si. De forma leve e reflexiva, o psiquiatra destacou como o imediatismo e a busca desenfreada por recompensas podem levar ao isolamento, ao pensamento individual. “Quando trazemos esse tema, a ideia é fazer uma reflexão sobre a necessidade que nós temos de se relacionar um com o outro, interagir com as pessoas, entender que existem vários pontos de vista. Dentro de uma unidade de saúde, com diferentes formas de pensar, é fundamental ter essa interação”, explica.
Para a gerente do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt) Michelly Matias Bonifácio, o tema da palestra foi especialmente relevante por estimular o autoconhecimento e a reflexão entre os profissionais da unidade. “Trazer o mito de Midas para a realidade do ambiente de trabalho é uma forma inteligente de abordar questões que impactam diretamente o nosso dia a dia. O tema nos convida a repensar nossas tratativas, a reconhecer nossos limites e a valorizar o que realmente tem significado”, destacou.
A iniciativa faz parte do PQV, que reúne diversas ações voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos profissionais do HGG.