19/11/2018 - Hemocentro itinerante realiza ação na Semana do Doador de Sangue



Programação, que vai de 19 a 25 de novembro, tem como objetivo lembrar a importância da doação e estimular a captação com ações itinerantes pela capital

Nacionalmente, 25 de novembro é celebrado o Dia do Doador de Sangue Voluntário, e o Hemocentro preparou uma série de ações para lembrar a data e estimular as doações. O objetivo, além da conscientização, é aumentar os estoques do banco de sangue, que se encontra em baixa e, em breve, devido ao período de férias, será ainda mais requisitado pelo aumento da demanda. Com o tema Hemocentro Itinerante, este ano o intuito é ir aonde o doador está por meio do ônibus coletor do Hemocentro e incentivar a doação.

A programação começa nesta segunda-feira, 19 de novembro, com abertura das ações com uma homenagem aos doadores mais velho e mais jovem de 2018. Na terça-feira (20) e quinta-feira (22), o ônibus ira receber doações de colaboradores da sede da Unimed; já na quarta-feira (21), a unidade estará na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na Alameda dos Buritis; e na sexta-feira (23) no Ipasgo, atendendo às doações de sangue dos colaboradores e médicos da unidade. Nesses locais, o atendimento será das 8 às 14 horas.

Doe Sangue ao Som do Rock

Em sua 5ª edição, o evento, realizado em parceria com o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, estimula a doação de sangue entre motociclistas participantes de motoclubes da capital e do interior unindo solidariedade e a paixão pelo rock’n’roll. Neste ano, “Doe sangue ao som do rock” contará com a apresentação das bandas voluntárias Balaclava e The Masters e pretende superar as doações de 2017, quando foram coletadas 119 bolsas de sangue. O evento acontece no Ambulatório de Medicina Avançada do HGG, das 9h às 14h e tem entrada gratuita.

Motociclista Solidário

Outra ação que integrou a Semana do Doador foi uma parceria com a Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG) e Detran-GO, na iniciativa Motociclista Solidário. Quem tiver doado sangue entre os dias 12 de novembro até o próximo sábado (24), será convidado para a 4ª etapa do Goiás Superbike, a ser realizada no dia 25 de novembro, fechando a programação da Semana do Doador.

Para Roberto Boettcher, presidente da FMG, a iniciativa tem como objetivo despertar nas pessoas o interesse em ajudar quem precisa. “Cada bolsa pode salvar a vida de até quatro pessoas. O que esperamos é que os apaixonados por motociclismo possam aderir à ação, e cada doador terá à disposição quatro ingressos para levar a família e amigos ao autódromo de Goiânia”.

As doações podem ser feitas na sede do Hemocentro, estará funcionando no horário normal, das 7h30 às 18h, e nas Unidades Coletoras do HGG e do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e os ingressos poderão ser resgatados no dia da corrida na bilheteria do autódromo com o recibo de doação.

Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade; pesar no mínimo 55kg; ter boas condições de saúde; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitando alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas); e apresentar documento original com foto.

Confira a programação Semana do Doador:

Dia Ação Local Horário
19 - segunda Abertura Hemocentro 9h30
20 – terça-feira Hemocentro Itinerante Unimed – Av. T-7 das 8h às 14h
21 – quarta-feira Hemocentro Itinerante Assembleia Legislativa das 8h às 14h
22 – quinta-feira Hemocentro Itinerante Unimed – Av. T-7 das 8h às 14h
23 – sexta-feira Hemocentro Itinerante Ipasgo – av. 1ª Radial das 8h às 14h
24 - sábado Doe Sangue ao Som do Rock HGG das 9h às 14h
25 - domingo Motociclista Solidário – 4ª etapa do Goiás Superbike* Autódromo de Goiânia A partir das 10h

*Neste dia não haverá doação de sangue no local;


Doações de sangue da Ação Motociclista Solidário:

Local de doação Endereço Horário
Hemocentro Av. Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra das 7h30 às 18h
Unidade Coletora HGG Av. Anhanguera, nº 6.749, Setor Oeste das 7h às 16h
Unidade Coletora Hugol Av. Anhanguera, nº 14.527, Santos Dumont das 7h às 18h30





© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS