27/12/2018 - Adolescentes iniciam curso de informática no Case de Anápolis



Além de aprender a utilizar o computador e suas ferramentas, os jovens receberão certificado que poderá ser utilizado para agregar ao currículo profissional

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, organização social responsável pela gestão do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Anápolis, iniciou o curso de informática básica para 43 dos 46 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação no local. A primeira etapa do curso iniciou neste mês de dezembro e deve ser concluída em abril de 2019. Ao final da etapa, os participantes vão receber certificado de 80 horas.

O curso de Informática Básica foi o primeiro mais pleiteado pelos adolescentes conforme pesquisa realizada pelo Idtech. O objetivo do curso, de acordo com o instrutor de informática Pablo Silva, é realizar a capacitação já com foco no mercado de trabalho. “Atualmente, a maioria das vagas disponíveis no mercado de trabalho exige pelo menos conhecimentos básicos na área de informática”, explica. Ao todo, foram formadas seis turmas e as aulas são ministradas sempre no contra turno escolar.

Os adolescentes recebem orientações básicas do sistema operacional Windows, navegador e internet, pacote libre-office que inclui aplicativos similares ao Word, Excel e PowerPoint. Além das noções básicas de software, os alunos recebem instruções sobre hardware, momento em que o professor apresenta e explica sobre as funções das peças que compõem um computador.

Os jovens têm aderido ao curso e já estão desenvolvendo suas habilidades, conforme analisa o instrutor. “O que eu já tenho observado nesse primeiro momento foi o interesse deles em aprender. Nos diálogos que tivemos já dá para notar, ao mostrar as peças que integram um computador, a curiosidade deles em saber a função de cada uma delas. Penso que o curso é muito importante não somente pela capacitação em si, mas por despertar neles o interesse em aprender”.

Sala de informática

Nos primeiros 90 dias de gestão do Case de Anápolis, o Idtech implantou uma moderna sala de informática climatizada para atender a demanda dos adolescentes que estão em medidas de internação na unidade. O espaço é ideal para a realização de cursos profissionalizantes na área de informática, além de funcionar como sala de apoio para as atividades da escola. São doze computadores de última geração para o uso dos adolescentes e um para o professor e uma lousa branca para as instruções durante as aulas.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS