07/02/2019 - Oficina de Arte do HGG: da natureza ao abstrato



O projeto integra as ações de humanização do Hospital e auxilia na recuperação dos pacientes

A natureza foi a grande inspiração dos pacientes na Oficina de Arte realizada na última terça-feira, 5 de fevereiro, no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. Além disso, paisagens e formas abstratas também fizeram parte das composições. Ao todo, foram 10 telas pintadas, reunindo obras que representam um olhar individual que pode ser percebido pelos detalhes, seja em um vaso de flores, na clássica casinha com jardim, ou até mesmo nas diversas cores das formas geométricas.

O destaque da tarde foi para o quadro da paciente Elecilda Mendes, de 41 anos, que, apesar de nunca ter pintando antes em tela, se arriscou em uma pintura abstrata e repleta de cores. “Nunca tinha pintando assim antes, mas morria de vontade”, conta. Além da curiosidade pela pintura em telas, Elecilda também trabalha com outra forma de arte, a fotografia. E não só como hobby, como fonte de renda, além da profissão de cabeleireira.

Maria Vaz de Andrade, de 68 anos, está entre os pacientes que usaram a natureza como fonte de inspiração. Internada há 19 dias para um tratamento de pancreatite, participou da oficina pela segunda vez e até mesmo de outros projetos de humanização que acontecem dentro da unidade, como o Sarau do HGG e o culto do realizado pelo Programa de Assistência Espiritual.

A paciente conta ainda que o primeiro contato com as telas também aconteceu no projeto. A ação foi elogiada, assim como a equipe de profissionais da unidade. “Foi maravilhoso participar, e não só as atividades aqui são boas, o hospital realmente é muito bom. Se fosse em outra unidade acho que não conseguiria passar tanto tempo. E tanto os médicos, quanto o corpo de enfermagem são maravilhosos”, destacou.

A Oficina de Arte integra os projetos de humanização do HGG há cinco anos e tem como principal objetivo motivar o paciente à adesão ao seu tratamento de saúde, auxiliando em sua recuperação. A ação acontece quinzenalmente, no jardim da unidade, com a participação voluntária do artista plástico, Alexandre Liah, em parceria com o Serviço de Terapia Ocupacional.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS