22/02/2019 - Saúde na Praça realiza 261 atendimentos gratuitos



Com foco na prevenção, profissionais do HGG fizeram testes rápidos para identificação de hepatite B e orientaram sobre doenças sexualmente transmissíveis

Na quarta-feira, 20 de fevereiro, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu mais uma edição do projeto Saúde Na Praça. Com o tema “Previna-se para o Carnaval”, a tenda da saúde recebeu 261 pessoas apenas no turno matutino. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, a unidade ofereceu testes rápidos para detecção de hepatite B e distribuiu preservativos e material informativo para a população.

Além do foco no Carnaval, quem passou pelo local também aferiu a pressão e recebeu orientações com ginecologistas, fisioterapeutas e psicólogos. “O atendimento foi muito importante para informar a população sobre prevenção de hepatite e demais doenças sexualmente transmissíveis. A hepatite B provoca a irritação e inchaço do fígado devido à infecção pelo vírus da hepatite B. Ela pode ser evitada com vacina e por meio de prevenção, como, por exemplo, relações sexuais com o uso de preservativos e o não compartilhamento de seringas ou aparelhos de barbear”, orientou.

A auxiliar de serviços gerais Eleni Maria de Andrade estava consultando no HGG e aproveitou para checar a saúde e receber orientações. “Gostei da orientação dos profissionais. Desde a triagem, a aferição de pressão até o teste rápido de hepatite. Meu resultado deu negativo, mas foi importante para averiguar e receber as dicas dos médicos”, ressaltou.

O motorista aposentado Eduardo David Rezende é de Goianésia e esteve em Goiânia para resolver questões pessoais. Viu a tenda da saúde montada em frente ao HGG e aproveitou para aferir a pressão e passar pelo atendimento médico. “Foi muito bom receber várias explicações dos profissionais. Apesar da idade e da experiência a gente não sabe de tudo na vida e receber esse tipo de orientação e ainda por cima de forma gratuita, foi muito bom”, disse.

O projeto Saúde na Praça é realizado todos os meses em frente ao HGG. Vários profissionais se reúnem na tenda da saúde para atender a população de forma gratuita. A próxima edição do projeto está marcada para o dia 8 de março.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS