22/02/2019 - HGG realiza formatura de 49 profissionais nesta segunda-feira



Solenidade de encerramento dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional acontecem nesta segunda, 25 de fevereiro, no Auditório dr. Luiz Rassi, a partir das 19 horas

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realiza nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, a solenidade de encerramento dos Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional da instituição. O evento acontece no Auditório Dr. Luiz Rassi, no quinto andar da unidade, a partir das 19 horas e contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino. No total, 49 novos especialistas participarão da solenidade no HGG, que é certificado como Hospital Ensino pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação (MEC).

A abertura será realizada pela reumatologista Fábia Mara Gonçalves Prates de Oliveira, que está à frente da Comissão de Residência Médica do HGG, a Coreme, e pela psicóloga Telma Noleto, coordenadora da Residência Multiprofissional (Coremu). Ana Gabriela Cardoso Ferraz, que está formando em clínica médica será a porta-voz da turma de médicos e Andrea Regina de Oliveira que está encerrando a especialização em fonoaudiologia falará em nome dos residentes multiprofissionais. A fala de encerramento será realizada pelo pneumologista Marcelo Rabahi, que é coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade.

A psicóloga Telma Noleto Coremu explica que a solenidade de encerramento da residência marca o término de uma jornada de aprendizado teórico-prático. “Trata-se de um rito de passagem que promove um sentimento de coesão ao grupo de profissionais da própria instituição, como também simboliza o início de um novo ciclo na vida profissional de cada um. Durante a residência, os profissionais puderam aprimorar conhecimentos, adquirir as mais diferentes experiências desde a promoção à saúde, atenção aos procedimentos de alta complexidade até os cuidados paliativos”, disse.

A diretora de Ensino e Pesquisa do HGG, Cáritas Marques, ressaltou a importância dos programas de residência para o HGG e para o Estado. “A presença do residente é um estímulo a qualificação e sempre que ensinamos, aprendemos. Nesse sentido, perpetua um projeto de formação de especialistas em Goiás. O HGG tem excelentes profissionais, e aqui aprendemos, e entregamos à sociedade novos especialistas e, dessa forma, a história se mantém, perpetua a formação, e é uma forma de entregar ao SUS profissionais habilitados a dar continuidade a um processo que estamos vivenciando hoje”, declarou.

Neste ano, o HGG está formando especialistas nas áreas de anestesiologia; cirurgia geral; cirurgia plástica; cirurgia vascular; cirurgia do aparelho digestivo; clínica médica; coloproctologia; endocrinologia; gastroenterologia; nefrologia; neurologia; neurocirurgia; neurofisiologia clínica; medicina intensiva; otorrinolaringologia; pneumologia; psiquiatria; reumatologia; urologia; enfermagem; fisioterapia; nutrição; psicologia e fonoaudiologia.

Exposição “Meu acervo”

O Projeto Arte do HGG também abre nesta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, a quarta temporada de exposições da Galeria Juca de Lima, localizada na área de Ensino e Pesquisa da unidade. A exposição ‘Meu acervo” conta com 45 obras da artista plástica Helena Vasconcelos e amigos. A abertura acontece a partir das 19 horas, simultaneamente à solenidade de encerramento dos Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional da unidade.

Helena Vasconcelos é conselheira do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e curadora voluntária do projeto Arte do HGG. Nessa exposição, ela traz obras do acervo próprio e de amigos. Natural do Estado de Minas Gerais, ela selecionou obras que representam os seus 15 anos de carreira. O acervo pitoresco e colorido de Helena Vasconcelos, conta com telas em pequenos formatos, onde cada artista representa a sua tradição, contemplado pintores das mais diversas regiões, que passaram pela Bienal Naïfs do Brasil.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS