16/04/2019 - Jovens do Case de Anápolis recebem certificado de cursos de capacitação



Formatura foi realizada na sexta-feira, 12 de abril, no auditório da unidade socioeducativa. Familiares dos adolescentes, autoridades e convidados participaram da solenidade

“Não desista de você e dos seus sonhos. Aproveite as oportunidades e acredite que é possível mudar”. A frase de motivação marcou a solenidade da formatura da primeira turma dos adolescentes que cumprem medidas de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo de Anápolis – Case e realizaram cursos de capacitação. A entrega dos certificados foi realizada na sexta-feira (12) no auditório da unidade com a presença de familiares dos adolescentes, autoridades e convidados.

O discurso foi protagonizado por um dos jovens que recebeu o certificado do curso de formação em informática, realizado dentro da unidade socioeducativa pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, organização social que administra o Case. Mais de 30 adolescentes participaram dos cursos de Digitação, Iniciação a Componentes de Hardware e Digitação, e de Marketing Pessoal, este último realizado pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego, regional de Anápolis. As aulas foram ministradas no período noturno dentro da própria unidade por professores do Itego e por técnicos de informática do Idtech.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Anápolis, Carlos Limongi Sterse, idealizador da Rede Jovem Aprendiz - grupo de trabalho que reúne membros do poder executivo do Estado e empresários de Goiás para a formação e profissionalização dos adolescentes no mercado de trabalho – destacou sobre a importância da formação dos jovens dentro do sistema socioeducativo.

“Quero parabenizar o Idtech pelo excelente trabalho que vem realizando dentro do Case de Anápolis e agradecer aos parceiros que se envolveram no nosso projeto, incluindo o Itego, que já implantou a formação aqui na unidade. É uma forma de trabalhar a inclusão para o adolescente que fica recluso, porque um dia ele vai voltar à sociedade, um dia temos que devolvê-lo, e é nosso dever dar as oportunidades para que ele se torne uma pessoa melhor, do contrário, nós vamos falhar dentro da socioeducação”, enfatizou.

A Coordenadora do Itego, unidade de Anápolis, Karina Valente Fortaleza, acredita que a formação irá oportunizar a transformação na vida dos adolescentes. “Começamos essa parceria aqui no Case e Idtech com o intuito de trazer uma oportunidade para esses meninos, educar para um futuro melhor. É a primeira vez que fizemos uma parceria com a unidade socioeducativa de Anápolis e avalio que foi um sucesso, porque possibilitamos uma perspectiva de futuro para eles, com orientações de empreendedorismo e motivação”, ressaltou.

Para o gerente do Grupo Executivo de Apoio à Criança e Adolescente (Gecria), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Sandro Lacerda, a formatura foi uma oportunidade ímpar para os adolescentes em conflito com a lei. “É muito importante para os adolescentes em medida, estamos lisonjeados porque sabemos que é uma oportunidade de melhoria de vida para eles, para que saiam daqui transformados e muito melhores do que entraram”.

Para a mãe de um dos adolescentes que recebeu o certificado, a formatura foi a realização de um sonho. “Eu gosto muito do Case. O meu filho está internado há quatro meses e participa de atividades que eu acho que vão ajudá-lo a refletir. Eu tenho fé que ele vai sair daqui transformado. Sempre sonhei em receber o certificado ou diploma dele, é uma pena que estou recebendo nestas condições, mas acredito que esse é só o primeiro passo”, disse emocionada.

Outros cursos

Atendendo às prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), o Idtech planeja ainda para este semestre a formação de mais turmas e a promoção de vários outros cursos de capacitação para os adolescentes da unidade em parceria com instituições de ensino da cidade.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS