27/05/2019 - Saúde na Praça trata de tabagismo e doenças do sistema digestivo



Ações acontecem nos dias 28 e 29 de maio, entre 7 e 12 horas. Semana contará com Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Mundial da Saúde Digestiva. Especialistas orientarão visitantes que comparecerem a evento

O Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia Mundial da Saúde Digestiva são os temas de duas edições do projeto Saúde na Praça, que serão realizadas nos dias 28 e 29 de maio na Praça Abrão Rassi, em frente ao Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG. Além das equipes de especialistas que estarão presente, os eventos contarão com aferição de pressão, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

No dia 28 será a vez de se tratar o tabagismo. No dia 31 deste mês é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde em 1987 com o objetivo de alertar a população sobre as doenças e as mortes evitáveis devido ao uso do tabaco. No ano passado, a campanha focou na relação do cigarro com doenças cardiovasculares. Já em 2019, os estragos que o tabaco provoca nos pulmões, sejam de fumantes ativos e passivos, são os alvos da campanha.

Já na quarta-feira (29), é comemorado o Dia Mundial da Saúde Digestiva, que este ano tratará principalmente da Doença Inflamatória Intestinal (DII), que está registrando um crescimento de prevalência e incidência no Brasil nos últimos anos. Os tipos de DII são Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Os principais sintomas são diarreia crônica, dor abdominal tipo cólica recorrente, sangue em fezes, perda de peso, febre e estagnação no crescimento de crianças e adolescentes. Embora a DII não tenha cura, o tratamento controla os sintomas, evitando internações e cirurgias, reduzindo o impacto da doença na qualidade de vida do paciente.

Serviço:
Saúde Na Praça – Dia Mundial Sem Tabaco
Quando: 28 de maio – terça-feira
Onde: Praça Abrão Rassi, em frente ao Hospital Alberto Rassi-HGG (Avenida Anhanguera, 6479, Setor Oeste)
Horário: Das 7 às 12h

Saúde Na Praça – Dia Mundial da Saúde Digestiva
Quando: 29 de maio – quarta-feira
Onde: Praça Abrão Rassi, em frente ao Hospital Alberto Rassi-HGG (Avenida Anhanguera, 6479, Setor Oeste)
Horário: Das 7 às 12h




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS