31/05/2019 - HGG realiza exposição em homenagem à Célia Câmara



Vernissage que acontece na terça-feira, 4 de junho, no AMA, terá obras de artistas que contaram com a ajuda da marchand que profissionalizou o mercado no Estado

Responsável pela profissionalização do mercado de artes em Goiás, por meio da Casa Grande Galeria de Arte, a marchand Célia Câmara ganhará, a partir de 4 de junho, uma exposição em sua homenagem no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. O vernissage acontece a partir das 19 horas, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do hospital em que reunirá obras de mais de 20 artistas que, de alguma forma, receberam o incentivo de Célia para produzir e se consolidar no mundo goiano e nacional das artes, como Siron Franco, Antônio Poteiro e M. Cavalcante (veja lista abaixo). As obras fazem parte do acervo dos próprios artistas ou de amigos e familiares.

Mãe do atual presidente do Grupo Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior, Célia nasceu na cidade paranaense de Jacarezinho e se casou, em 1943, com Jaime Câmara, com que realizou uma série de projetos, entre eles a própria Casa Grande e o Instituto Jaime Câmara, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a cidadania, práticas sustentáveis e parcerias e políticas de responsabilidade social. Célia morreu em 28 de setembro de 1998.

Além do incentivo aos goianos, Maria Célia fez despertar o interesse de fora pela arte do Estado. Durante a existência da Casa Grande, vários nomes de destaque nacional e internacional, como Walter Levy e Millor Fernandes, visitaram a capital. Levy foi o responsável pela primeira exposição individual da galeria, enquanto Millor veio à cidade para prestigiar a exposição de Newton Resende.

Grande amigo de Célia, o artista plástico Siron Franco destaca que o legado que marchand deixou precisa ser lembrado. “A Célia Câmara foi minha grande amiga e impulsionou bastante às artes plásticas em Goiás. Tenho muita saudade e ela merece sem dúvidas, todas as homenagens. O legado que ela deixou é muito importante”. A exposição é a 17ª do projeto Arte no HGG, que se insere no programa de humanização do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG.

A mostra contará com obras de Agostinho, Alcione Guimarães, Alexandre Liah, Amaury Menezes, Antônio Sibasoly, Cléa Costa, Cléber Gouveia, Da Cruz, Deck, Elder Rocha Lima, Fernando Costa Filho, Frei Confaloni, Gilvan Cabral, Gomes, Isaac Alarcão, Iza Costa, Juca de Lima, Leonam Fleury, M. Cavalcante, Nonatto Coelho, Octo Marques, Omar Souto, Roos, Sáida Cunha, Siron Franco, Tai Hsuan-An, Valdir Ferreira, Virgínia Guimarães, entre outros.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS