Com o objetivo de conscientizar os colaboradores, pacientes, familiares e população em geral sobre a importância da doação de sangue, a Unidade Coletora de Sangue do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, em parceria com o Núcleo de Educação Continuada realizaram uma campanha interna. Entre as ações, houve a distribuição de panfletos, uma edição especial do projeto Saúde na Praça e, ainda, a visita de atores que usaram fantasias de super-herois, com o intuito de mostrar que cada um pode fazer a sua parte. Entre os dias 10 e 14 de junho, a Unidade Coletora contabilizou 90 atendimentos.
Entre as pessoas sensibilizadas está a executora do Centro de Terapia Intensiva (CTI), Aline Costa Silva. Ela explica que a ação é pequena para quem faz, e muito grande para quem recebe. “Acho importante porque não é só o ato de doar, com esse simples gesto a gente pode salvar vidas. Sempre fui doadora, eu sempre tive esse pensamento de doar não só sangue, mas já avisei minha família que sou doadora de órgãos. É um ato tão simples e faz a diferença na vida de tantas pessoas”, declarou.
Durante toda a semana, os colaboradores foram incentivados a divulgar para os seus familiares a importância da doação de sangue. De acordo com a enfermeira da Unidade Coletora de Sangue do HGG, Anna Carolina Rodrigues, uma doação pode salvar até quatro vidas. “É importante sensibilizar toda a população. A maioria dos nossos doadores são colaboradores e familiares de pacientes internados. Mas sempre divulgamos que se a pessoa tem boa saúde, ela é uma doadora em potencial, e esse gesto pode salvar muitas vidas”.
O projeto Saúde na Praça encerrou a campanha que foi alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no mesmo dia do evento, 14 de junho. Além de incentivar o público a doar, a ação também ofereceu serviços gratuitos como aferição de pressão, testes de glicemia, e orientação com médicos e multiprofissionais.