09/07/2019 - Oficina de Arte: Pensamentos, expressões e emoções



Pacientes pintam em telas no jardim do HGG

Na primeira terça-feira do mês de julho, dia 4, aconteceu mais uma edição da Oficina de Arte. O projeto de humanização foi orientado pelo professor e artista plástico, Alexandre Liah, da Escola de Artes Visuais, e coordenada pela equipe de Terapia Ocupacional com apoio da equipe de Psicologia. O evento foi no Jardim da Solistência do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, que ficou colorido com as expressões dos artistas que se descobriam aos poucos, transformando telas brancas em lindas pinturas.

Pintar é uma terapia para quem perdeu parte dos movimentos decorrente de Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi o que disse o aposentado João Batista de 68 anos. “Movimentar o pincel é bom para quem está como eu estou, ainda mais em um ambiente como esse.”

Além de promover outra energia para o paciente, a Oficina de Arte gera uma interação com o acompanhante. Para Eunice, filha de João Batista, que acompanha o pai há 12 dias no hospital, se envolver na recuperação dele é gratificante. “Este momento de pintura para ele é ótimo, maravilhoso. Primeira vez que vejo isso em um hospital e amei, deveria ter em todos os hospitais do país, o paciente iria melhorar rápido, essa prática é uma terapia. Pintar com ele é bom até para mim”, contou.

Outro ambiente

Ir para o ar livre depois de 18 dias internado, andando pelos corredores do hospital, foi benéfico para o paciente Cleuder Luiz, 51 anos. “Estrear na oficina de arte em um hospital para a gente que está há dias, e conhece os corredores daqui, é a melhor energia. Ajuda muito porque é um anti estresse, o ambiente muda, você esquece do sofrimento. Já fiquei internado em outro hospital, mais não tive a oportunidade de participar de eventos como este, acredito que se tivesse eu teria um espírito melhor, como estou agora nessa linda paisagem”, destacou o paciente.

A Oficina de Arte tem o intuito de promover uma terapia, que procura levar ao paciente energia da vida fora do hospital. Sendo oferecida quinzenalmente a 10 pacientes e acompanhantes do HGG, tendo como responsável o professor e artista plástico Alexandre Liah.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS