17/07/2019 - Sarau itinerante do dia 11 de julho emociona pacientes



A cantora atendeu a diversos pedidos e agradou bastante o público

O Sarau realizado no final da tarde do dia 11 de julho foi de pura emoção para pacientes, acompanhantes, colaboradores e artistas no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. A apresentação de músicas nos estilos sertanejo e popular brasileira foi no formato itinerante, se estendendo por duas horas para atender aos pedidos do público nas enfermarias, Núcleo de Apoio ao Pacientes Paliativos (NAPP) e Centro de Terapia Intensiva (CTI).
A cantora Glau Matias disse que foi, sem dúvida, uma das experiências mais gratificantes da sua vida. “Poder fazer o dia daquelas pessoas um pouquinho melhor me encheu de alegria e esperança. Cada quarto que a gente entrava, era uma experiência nova, todos tentavam manifestar alegria, entusiasmo dentro das suas limitações, com um sorriso, palmas, cantando, dançando ou através do olhar. Ouvi pedidos de ‘fica um pouco mais’, ou de ‘mais uma, duas’, um agradecimento, uma bênção, que não sabem o bem que eles me fizeram. No CTI uma paciente tirou as mãos debaixo das cobertas, improvisou uma coreografia e abriu um grande sorriso”. Infelizmente a paciente Maria do Socorro faleceu cinco dias depois.
A artista contou emocionada que “outra paciente que também estava no CTI marcou muito, a enfermeira avisou que ela estava aguardando a gente chegar. Ela nos recebeu com euforia, cantou, dançou, chorou, sorriu, apesar de estar entubada. Ao sair a enfermeira, me entregou um bilhete da Natália Caroline Alves de Jesus, que dizia ‘Muito obrigada. Amei vocês! Quero de novo. Beijos’. Mas era um pedido mais que especial, ela queria uma música que falasse de Deus. Imediatamente retornamos e cantamos uma, duas, três músicas. Em vários momentos a minha voz embargou, fui ajudada pela equipe de enfermagem, que fez o coro, fortalecendo a minha voz, como fortalecem todos os dias as vidas dos que estão sob os seus cuidados. As enfermeiras sorriram e choraram conosco. Assim que cheguei em casa, recebi da enfermeira intensivista Cinthia Moraes de Oliveira a seguinte mensagem: ‘Obrigada por proporcionar esse momento a ela. Somos uma equipe que ficamos comovidos com os sentimentos dos pacientes. Sua voz soou como oração para ela, está bem mais calma agora."
O Sarau é uma programação semanal, que tem o intuito de entreter e divertir os pacientes do HGG com diversos estilos musicais. As apresentações fazem parte da política de humanização da unidade, pois há vários estudos científicos que comprovam os benefícios da música, que traz sensação de bem-estar, auxiliando na recuperação dos pacientes.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS