30/08/2019 - Palestra no AMA trata de dores nas pernas



Residente da especialidade de cirurgia vascular tirou dúvidas de pacientes que aguardavam consulta

Dores nas pernas foram o tema da palestra realizada na terça-feira, 27 de agosto, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. A residente da especialidade de cirurgia vascular Natasha Marques Mota falou sobre os tipos de dores e tirou dúvidas de pacientes que aguardavam por atendimento na recepção do local.

A médica explicou que são dois tipos de dores: as relacionadas às doenças venosas e as ligadas às doenças arteriais. No caso desta última, são relacionadas às pessoas que têm pressão alta, diabetes, fumantes ou que já tenham as comorbidades relacionadas com as doenças arteriais. Já as doenças venosas estão mais relacionadas às dores por causa do peso, cansaço, fadiga das pernas. “São as dores que limitam mais o paciente em relação às passadas. Então o paciente começa a ter um sintoma que a gente chama de claudicação. É um paciente que na caminhada tem uma dor, ele tem que parar a caminhada para descansar e depois continuar. É uma dor mais limitante, mais complexa do que a doença venosa”, explica.

A orientação da médica fez pacientes se despertarem para o assunto e a questionarem sobre o problema. Um deles foi Josenildo Luís dos Santos. “Muito importante a palestra, inclusive eu achei interessante porque ela explicou a situação que a gente às vezes está passando. E tudo que ela falou ali eu estou com esse problema, aí eu achei interessante ela vir e explicar para a gente.” Outro paciente que aguardava por atendimento, Clécio Coelho de Sousa, segue a mesma linha. “Achei bom porque a gente fica entendido, pelo menos saber o que a gente sente, porque muitas vezes a gente tem duvida, não sabe o que é o problema. E através da doutora explicando a gente fica sabendo quais são os sintomas do problema. Me esclareceu. Agora vou atrás de um tratamento para sarar a dor que estou sentindo na perna, que é uma queimação.”




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS