02/09/2019 - Sarau do HGG completa mais um ano com muita música e diversão para pacientes



Edição de 6º aniversário contou com nove apresentações, envolvendo 18 músicos

Como se fossem blocos de carnaval, grupos com instrumentos musicais se cruzavam nos corredores, emanando músicas que chamavam a atenção de pacientes que estavam internados no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG e seus acompanhantes. De um dos quartos, uma paciente, segurando o suporte de soro, “reclamava”: “Aí já passaram três, aqui apenas um”. A reclamação, no entanto, não era em tom áspero, mas só a tentativa de aproveitar um pouco mais da edição de seis anos do Sarau do HGG, projeto que leva semanalmente música a pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital. Para comemorar a data, não foi apenas uma atração, mas nove, que reuniu 18 músicos no hospital.

Com os mais diferentes estilos musicais, eles alegraram, por mais de uma hora e meia, as pessoas que estavam no hospital, fazendo esquecer o que estavam fazendo ali. “A música nos transporta, né? Faz você esquecer problemas, faz você estar muito mais conectado com o ser humano, que saiu de casa, do seu bem estar, para estar aqui te dando aquilo de graça, num momento de alegria”, diz o paciente Roberto Pires de Oliveira. A opinião é compartilhada por outra paciente, Luisa Pereira dos Santos Falconi. “Eu achei muito importante. A gente está pra baixo a música vem e alegra.”

Tais relatos mostram que o objetivo do projeto foi alcançado, se mantendo intacto após seis anos de existência. “A proposta é quebrar um pouco essa ambiência, que é tão reservada, tão sofrida, e trazer um pouco de música para alegrar este ambiente mesmo. Para descontrair um pouco, trazer humanização”, diz Rogéria Cassiano, diretora de Serviços Multidisciplinares do HGG.

E a sensação de gratidão relatada pelos pacientes é de mão dupla. “Foi muito emocionante, muito gratificante. Eu que nunca tinha feito isso foi uma experiência que valeu muito a pena. Como artista a gente tem que transmitir emoção para o público e o público também transmite de volta. E é uma emoção muito forte, tanto de alegria para as pessoas que estão recuperando quanto de esperança. Eu achei que é forte. Logicamente para os pacientes é muito bom, mas para o artista é bom também. Às vezes até melhor, porque a gente sai revigorado, mais reflexivo sobre a vida”, diz o cantor de blues Victor Moraes.

Outros participantes também apontaram a gratidão de participarem do projeto. “Quem fica melhor somos nós. Eu acho que isso aqui é um presente de Deus. Este projeto aqui, acho que todos os hospitais de Goiânia deveriam ter esse projeto. É sensacional, até para melhora dos pacientes, para os funcionários, a coisa melhora. O clima fica mais leve. Não tem como o clima de um hospital ser leve, mas isso aqui faz com que isso aconteça. Eu só tenho que agradecer e quero voltar”, diz a cantora Mara Cristina, que junto com Júlio Lemos e Carlos Júnior formaram um dos grupos que se apresentaram. “Para mim é muito satisfatório porque é um choque de realidade. A gente reclama muito da vida da gente. Você vem aqui e vê o tanto de gente que está passando por alguma situação de saúde, lutando pela vida alguns. Isso serve também para a gente dar uma balançada. É muito satisfatório, espero que vocês possam contar com a gente sempre”, declarou Carlos Júnior.

Sobre a comemoração de seis anos do projeto Sarau

As apresentações aconteceram na quinta-feira, 29 de agosto, percorrendo todos os corredores do hospital. Participaram da comemoração artistas veteranos que contribuem com o projeto desde o lançamento, artistas que se apresentaram entre o ano de 2018 e 2019 e músicos que ainda não haviam participado. Os clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) ficaram por conta de Luis Max e Xexéu, que também tocou samba, assim como Mara Cristina. O pop rock de Fábio Batista e Nathan Neres animaram os pacientes. Já o estilo sertanejo foi interpretado por Camila e Thiago e Leandro Romes. Victor Morais apresentou blues para o público. A cantora Karine Serrano e seu grupo musical religioso harmonizaram e encantaram a plateia mais que especial.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS