27/09/2019 - HGG disponibiliza Carta de Direitos e Deveres do paciente no site



Documento de Diretivas Antecipadas de Vontade também está disponível para download

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG passou a disponibilizar a Carta de Direitos e Deveres do paciente em seu site, para download. O documento pode ser acessado na aba Usuários – Carta de Direitos e Deveres. A carta é um marco legal importante para que todas as pessoas possam acessar os bens e serviços da saúde assegurados pelos termos da legislação vigente. O documento reforça o direito à saúde universal previsto na Constituição Federal, na Política Nacional de Humanização da Atenção do SUS e na Política Nacional de Gestão Participativa no SUS.

Outro arquivo que também pode ser baixado é o Documento de Diretivas Antecipadas de Vontade, que contém o testamento vital e trata de documento de manifestação de vontade para cuidados e tratamentos médicos. O testamento vital é feito por uma pessoa com discernimento, civilmente capaz, com o objetivo de dispor acerca dos cuidados, tratamentos e procedimentos que deseja ou não ser submetida quando estiver com uma doença ameaçadora da vida, fora de possibilidades terapêuticas curativas e impossibilitado de manifestar livremente sua vontade.

A diretora de Serviços Multidisciplinares do HGG, Rogéria Cassiano, explica que a disponibilização no site, ao facilitar o acesso dos usuários aos documentos, garante os seus direitos fundamentais durante o processo de atendimento, entre outros, privacidade, confidencialidade, tomada de decisão sobre o seu problema de saúde, respeito pelos seus valores e crenças, etc.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS