04/10/2019 - Alunos da graduação em fisioterapia da UEG visitam o HGG



A atividade do estágio do primeiro período do curso aconteceu no dia 24 de setembro

Os alunos do primeiro período do curso de graduação em fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participaram de uma visita ao Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, no dia 24 de setembro, para conhecerem as atividades que os profissionais da área realizam na unidade. A observação faz parte da disciplina estágio, que é ministrada aos discentes do curso, para que eles conheçam a prática.

A equipe de fisioterapia do HGG atua no ambulatório de reabilitação cardíaca e pulmonar, que é utilizado também para o pré-operatório dos pacientes do Programa de Controle e Combate a Obesidade (PCCO), atende pacientes mastectomizadas no pós-cirúrgico, pacientes das clínicas médicas e cirúrgicas, do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e do Núcleo de Apoio aos Pacientes Paliativos (NAPP).

A professora da turma, Martina Vieira, ressaltou a importância da visita ao HGG por ser um hospital de referência. “O estágio tem como objetivo que os alunos conheçam os diferentes campos de atuação na fisioterapia e se motivem. E sabendo que o HGG tem toda essa referência em cardiorrespiratória, em reabilitação em cirurgia bariátrica e no atendimento intensivo, nós procuramos a unidade para que os nossos alunos pudessem conhecer os serviços”. A aluna Amanda Pereira lembrou emocionada a sua vivência em UTI. “Eu tive uma vivência na UTI porque a minha mãe teve um AVC, eu também já fiquei internada na UTI durante 15 dias, então, trouxe uma memória para mim. Eu sempre tive vontade de trabalhar em um hospital e agora também na UTI”.

O aluno Rafael Fonseca já ressaltou a importância de vivenciar a prática. “Eu achei interessante, pois foi um momento de aprendizado, mesmo que seja observando, não ficamos só nos livros. Então, foi muito importante para a nossa formação”. Já a aluna Gabriela Dias falou do quanto a visita a deixou motivada. “Eu gostei da visita porque eu sempre tive paixão por hospital e também gosto muito da área intensiva. E me deu mais vontade de estudar para vir para cá trabalhar”.

A gerente do Serviço de Fisioterapia do HGG, Joana França, que guiou a visita, enfatizou que a unidade hospitalar recebe muitos grupos de alunos, mas que este teve um diferencial. “O que me chamou bastante atenção é que são alunos do primeiro período do curso, que ainda não conhecem as áreas de atuaçã, o que me deixou bastante motivada para mostrar para eles a realidade da fisioterapia no hospital. No final, os vi saindo com os olhos brilhando após verem a excelência no atendimento e a fisioterapia atuando em diversas esferas, desde o ambulatório até a UTI”.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS