13/11/2019 - Saúde do homem: HGG oferece serviços gratuitos nesta quinta-feira, 14



Em alusão ao movimento Novembro Azul, hospital promove Saúde na Praça com orientações para população

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promove nesta quinta-feira, 14 de novembro, uma edição especial do projeto Saúde na Praça. Desta vez, profissionais vão orientar a população, principalmente os homens, para a importância de cuidar da saúde. A ação alusiva à campanha Novembro Azul acontece entre 7 e 12 horas, na Praça Abrão Rassi, em frente ao hospital, e contará com orientações do Serviço de Urologia da unidade, do Núcleo de Orientação Interdisciplinar em Sexualidade (NOIS), além de serviços gratuitos que incluem aferição de pressão e testes de glicemia.

Pesquisa da Revista Saúde realizada via internet com 2.405 brasileiros de todas as regiões do país, apontou que quase 40% dos homens de até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal. A campanha Novembro Azul surgiu com o propósito de alertar os homens que se o câncer de próstata for diagnosticado no início, existem grandes chances de cura. Para isso, os homens devem ir ao médico regularmente.

Sobre o câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Entre os fatores de risco estão a idade, já que tanto incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos; pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Serviço:
O que: Saúde na Praça – Novembro Azul – Saúde do Homem
Quando: quinta-feira, 14 de novembro
Horário: das 7h às 12h
Onde: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS