20/11/2019 - No Dia Mundial da DPOC, HGG oferece exame gratuito de espirometria



Ação acontece nesta quinta-feira, 21 de novembro, na Praça Abrão Rassi, entre 7 e 12 horas

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição do sistema respiratório caracterizada por uma diminuição progressiva da capacidade de respirar. É causada, principalmente, pelo cigarro, sendo que o tabagismo está presente em aproximadamente 85% dos casos da doença. No Dia Mundial da DPOC, 21 de novembro, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG oferecerá a espirometria, exame que é utilizado para medir a quantidade e fluxo de ar que entra e sai dos pulmões, e que será utilizado na triagem de fumantes que passarem pelo local.

A ação acontece entre 7 e 12 horas, na Praça Abrão Rassi, em frente a unidade de saúde. Os pacientes fumantes e com fatores de risco para desenvolvimento da doença passarão por uma triagem com o Serviço de Pneumologia da unidade, e receberão orientações da equipe. Além disso, serão oferecidos testes de glicemia e aferição de pressão, além de orientações com equipe multidisciplinar incluindo fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos.

A ação faz parte do projeto Saúde na Praça que ocorre quatro vezes por mês.

Sobre a DPOC:

- A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. O quadro é perigoso porque, além do potencial para interromper a respiração de vez, diminui a circulação de oxigênio no sangue e dispara substâncias inflamatórias pelo corpo todo. O risco de infarto e AVC dobra. Os portadores podem ainda sofrer com fraqueza muscular, raciocínio prejudicado e até ficarem mais sujeitos à depressão;

- Entre os sinais e sintomas estão tosse, pigarro, falta de ar, fadiga e catarro em excesso;

- Os fatores de risco são tabagismo, histórico familiar e inalação constante de gases, como fumaça de lenha e produtos tóxicos.


Serviço

O que: Saúde na Praça – Dia Mundial da DPOC
Quando: 21 de novembro (quinta-feira)
Onde: Praça Abrão Rassi – Em frente ao HGG
Horário: das 7 às 12 horas





© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS