26/11/2019 - DPOC: HGG atende 195 pessoas no projeto Saúde na Praça



Ação aconteceu no dia 21 de novembro, na Praça Abrão Rassi

Com o objetivo de alertar a população, principalmente os fumantes, sobre os riscos da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o projeto Saúde na Praça do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu uma edição especial na última quinta-feira, 21 de novembro. Àqueles pacientes com fatores de risco para desenvolvimento da doença passaram pelo exame de espirometria. Além disso, foram oferecidas orientações com médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, além de testes de glicemia e aferição de pressão.

A aposentada Valéria Latif Sebba participou da ação e ficou feliz ao poder conferir a saúde. “Não sou fumante mas tive uma pneumonia em julho, fiquei 21 dias em estado grave. Passei agora pelo exame de espirometria e deu certo. Gostei bastante desse tipo de serviço estar disponível assim para a população”, disse. Durante a ação que aconteceu na Praça Abrão Rassi, 195 pessoas foram atendidas.

Sobre a DPOC

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma condição do sistema respiratório caracterizada por uma diminuição progressiva da capacidade de respirar. É causada, principalmente, pelo cigarro, sendo que o tabagismo está presente em aproximadamente 85% dos casos da doença. Entre os sinais e sintomas estão tosse, pigarro, falta de ar, fadiga e catarro em excesso. Os fatores de risco são tabagismo, histórico familiar e inalação constante de gases, como fumaça de lenha e produtos tóxicos.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS