20/12/2019 - HGG participa do PROADI-SUS



Diretor administrativo apresentou dados e ações do hospital em edição de projeto desenvolvido pelo Hcor, de São Paulo

O diretor administrativo do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Alessandro Purcino, participou, no dia 10 de dezembro, de mais uma edição do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), realizado pelo Hospital do Coração de São Paulo (Hcor). A edição foi focada na rede de urgência e emergência. Alessandro explica que, apesar do hospital atender apenas pela regulação, ele faz parte da rede de urgência e emergência do Estado. “Nós temos leitos de referência para várias especialidades. Os pacientes são atendidos prontamente nos Cais, nas Upas e nos hospitais. É feito esse primeiro atendimento, a estabilização do paciente e, de acordo com a necessidade de cirurgias especializadas, esses pacientes são encaminhados para nós para o atendimento”.

Ele pontua que entre os temas tratados está a otimização do atendimento e redução do tempo de internação, com a agilização de procedimentos cirúrgicos e alta. O hospital apresentou o que está sendo feito e as metas alcançadas. “Quanto menos tempo os pacientes permanecerem na unidade de saúde, menor o risco de ele contrair uma infecção é menor”. Além de menor risco para o paciente, o processo possibilita que mais pessoas sejam atendidas. “Um outro ponto é que é verificado esse fluxo para que não haja gargalo na hora do paciente sair de alta, demorar e ele ocupar um leito desnecessariamente enquanto tem paciente aguardando. Nesse sentido, o serviço social do hospital também foi acionado, e, com previsão de alta do paciente, já são feitos contatos com a família ou com a prefeitura da cidade em que ele mora, pra prever e planejar o transporte do paciente até sua residência.”

As práticas discutidas e aplicadas com o programa também embasam o atendimento de excelência avaliado para a certificação internacional Acsa, da qual a UTI do HGG participa e pode se tornar o primeiro hospital público do País a consegui-la.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS