31/01/2020 - Com mais de 200 atendimentos, Saúde na Praça traz pessoas de vários bairros da capital para o HGG



Projeto idealizado pelo Idtech é comemorado pelos participantes e é realizado pelo menos duas vezes ao mês na unidade

"Quando vi a notícia hoje cedinho no jornal, já corri pra cá". Esta foi a frase mais ouvida durante toda a manhã no Saúde na Praça do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG. Para a médica endocrinologista, Alyne Machado, que coordenou esta edição do projeto, o grande número de pessoas que buscaram o mutirão de serviços de saúde mostra como a população está carente de atendimento básico. "Escolhemos começar o ano com foco em prevenção, porque muitos pacientes que são encaminhados ao HGG também têm uma série de dúvidas sobre outras questões de saúde. Com o projeto Saúde na Praça, nós oportunizamos este tipo de atendimento e damos orientações para que cada pessoa possa buscar tratamentos específicos", esclarece.

A moradora do setor Vila Nova, Dacilene da Silva e Santos, de 52 anos, foi uma das pessoas que assim que viu a notícia sobre o Saúde na Praça não perdeu tempo. Na tenda de atendimento, ela não pulou nenhum guichê: aferiu a pressão, verificou a glicemia, conversou com todos os profissionais de saúde. "Desde que operei a coluna eu tenho sentido muitas dores, e a minha glicemia sempre costuma estar alta, então já conversei com a nutricionista e com o fisioterapeuta porque eu tenho sentido muitas dores. Estava precisando demais desses serviços e todo mundo aqui foi muito atencioso comigo. Na próxima quero trazer meus filhos", diz.

Paciente do HGG há mais de 10 anos, André Luiz Montalvão, de 52 anos, também foi alertado pela notícia logo cedo. Ele conta que sempre que pode vem para o Saúde na Praça conferir como está a pressão e o diabetes, e aproveita para tirar dúvidas com os médicos. Morador do bairro Vera Cruz II, em Goiânia, André Luiz diz que as unidades de saúde da sua região estão sempre muito cheias e, por isso, aproveita a tenda da saúde do HGG para esses serviços. "Aqui é bem rápido e eu sempre sou muito bem atendido, isso faz a diferença para gente que precisa de atendimento gratuito", garante.

Segundo a coordenação do evento, foram realizados 208 atendimentos nesta quinta-feira. A próxima edição do projeto Saúde na Praça será realizada no dia 20 de fevereiro, com o tema "Previna-se para o Carnaval". O objetivo é alertar a população para a importância da prevenção de doenças, principalmente as sexualmente transmissíveis, e oferecer um check list da saúde antes de cair na folia.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS