21/02/2020 - Saúde na Praça atende mais de 140 pessoas em ação pré-Carnaval



População recebeu orientações sobre saúde sexual e preservativos

Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, o Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG realizou mais uma edição do projeto Saúde na Praça, com o tema Previna-se para o Carnaval. A ação foi desenvolvida na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, com 143 pessoas atendidas. Foram oferecidos os serviços de aferição de pressão e teste de diabetes; orientações com médicos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. Além de orientações sobre saúde sexual e distribuição de preservativos para as pessoas presentes na ação.

De acordo com a médica infectologista do HGG Gleyce-Mar Machado Fagundes a ação é muito válida, principalmente por despertar a prevenção na população. "Temos observado nos últimos anos um elevado número de casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), doenças que poderiam ser prevenidas. Quando pensamos em ISTs, o grande trunfo da prevenção é o uso de preservativos em qualquer tipo de relação sexual", reforça a médica.

Sônia Maria de Paula, que acompanhava seu marido no HGG, resolveu ir na praça para cuidar um pouco da saúde. "Achei a ação espetacular. Vim aqui ver como está minha pressão e está muito boa", conta a acompanhante. Sirilo Soares Pinto, de 57 anos, já passou por quatro edições do Saúde na Praça, e em uma delas, ele fez um teste rápido na urina que detectou uma disfunção nos rins. Ele disse que sempre procura se prevenir, pois é o melhor remédio. "Consegui fazer o tratamento a tempo. Hoje quero conversar com a fonoaudióloga, pois como já tive um AVC, quero dar mais atenção a minha voz", finalizou o paciente.


Ciclo de Palestras

Também no dia 20 de fevereiro, os pacientes e acompanhantes que aguardavam por atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) assistiram à palestra "Carnaval: Como se proteger de doenças sexualmente transmissíveis". O tema também foi abordado pela médica infectologista Gleyce-Mar Machado.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS