06/03/2020 - Portaria padroniza horários de funcionamento das unidades da Hemorrede



Objetivo é melhorar a qualidade do atendimento à comunidade em Goiânia e no interior

Quem procura uma das unidades da Hemorrede para realizar uma doação de sangue, passar por atendimento clínico ou qualquer outro tipo de serviço deve ficar atento ao novo horário de funcionamento das unidades em Goiânia e no interior. Segundo a diretora-geral da Hemorrede, Denyse Goulart, a decisão de padronização dos horários foi tomada visando a melhorar a qualidade no atendimento dos usuários e adequação da carga horária dos colaboradores. "Para o atendimento aos doadores, os setores de recepção, coleta, triagem clínica, triagem técnica, processamento, imunohematologia e áreas administrativas passam a funcionar das 8 às 18 horas, se segunda a sexta-feira, sem interrupção para o horário de almoço".

No caso do atendimento das unidades de saúde do Estado, como hospitais, cais, UPAs e clínicas de hemodiálise, o funcionamento das áreas de distribuição de hemocomponentes segue 24 horas por dia, ininterruptamente, incluindo sábados, domingos e feriados. Para atendimentos clínicos e fisioterápicos, o funcionamento segue com agendamento de horários como já é feito, com encaminhamento através da Regulação.

A diretora conta que as nove unidades – Goiânia, Catalão, Ceres, Rio Verde, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis, atendem uma demanda média mensal de 3,1 mil bolsas de sangue em todo o Estado. "A maioria das unidades atendidas é pública, porém, a legislação exige que independentemente do tipo de unidade, pública ou privada, não haja negativa para o fornecimento de sangue". Ela esclarece também que em algumas cidades do interior não existe banco de sangue privado e o abastecimento é feito exclusivamente pelo Hemocentro.


Unidade Móvel

Para solicitar uma ação com a unidade móvel do Hemocentro a empresa ou instituição interessada deve atender os seguintes requisitos: ter em média, 100 candidatos para doação e realizar o agendamento com no mínimo 30 dias de antecedência pelos telefones (62) 3201-4101 ou por meio do e-mail: hemocentro.captacao@idtech.org.br.

Quem pode doar?

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, ter realizado pelo menos 01 doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação.





© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS