10/03/2020 - Idosas recebem cuidados especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher



Ação no Instituto Embelleze ofereceu corte de cabelo e maquiagem para grupo do Jardim do Cerrado

Escova, secador de cabelo, maquiagem... Um grupo de 20 idosas do Jardim do Cerrado, de Goiânia, tiveram uma manhã diferente no sábado, 7 de março. Em uma ação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), realizada em parceria com o Instituto Embelleze, elas tiveram um “dia de princesa”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e receberam toda a atenção dos estudantes do instituto, especialista na formação de profissionais da beleza.

Prestes a viajar para Fortaleza, Maria Guilherme Furtado era a animação em pessoa no prédio da Avenida Goiás, no Setor Central da capital, onde está instalado o Embelleze. Aos 85 anos, ela disse que há uma década não se produzia como no sábado. “Tudo maravilhoso, ótimo. Cortei o cabelo, lavei, fiz maquiagem, foi um dia muito feliz hoje. Fazia uns 10 anos que não fazia uma produção dessa.” Como tudo pode melhorar, faltava um detalhe para o sábado ser completo, como ela mesmo citou. “Hoje eu vou sair daqui toda maravilhosa. Só falta um par para dançar um forró muito bom e tomar uma cervejinha”, disse a mulher .

Outra participante do grupo, Tereza Francisca da Silva Moura, de 77 anos, relata ter rejuvenescido alguns anos após a ação. “Maravilhosa a iniciativa. Fiz maquiagem, sobrancelha e cabelo. Renovei uns 30 anos.” Questionada se ela iria aproveitar o visual para se divertir, como faria a colega Maria Guilherme, ele disse que pretendia fazer algo mais tranquilo. “Hoje vou para casa, mas amanhã eu vou para a igreja”, disse Tereza.

A satisfação não foi exclusividade das idosas. Eliseu Florêncio, instrutor do Instituto Embelleze, fala da satisfação de poder oferecer os serviços ao grupo. “É muito gratificante. A gente vê o brilho no olhar de cada uma porque a gente entende que o cabelo, a pele, a sobrancelha mostram o fator supremo de toda mulher: a beleza. Se você está bem com você mesmo, tudo fica maravilhoso. O que está ali escondido, a gente vem, dá só aquele toquinho e deixa ela mais viva, alegre e feliz.”

Ele ressalta ainda que a ação ajuda também os estudantes, que podem colocar em prática o que aprenderam. “Esta ação é importante para que nossos alunos pratiquem tudo aquilo eles veem aprendendo no decorrer dos cursos. No caso é uma turma que já está finalizando. Todos os procedimentos elas já estão aptas a fazer. Hoje elas colocaram em prática o corte, o tratamento, a escova e a finalização.”

Sandra Costa, assistente social do Idtech, cita a importância para essas idosas de passarem produzidas o Dia Internacional da Mulher. “Cuidar da beleza das idosas para passarem o Dia das Mulheres mais cuidadas e felizes, ressaltando os encantos das mulheres guerreiras que são e as incentivando a terem mais cuidados com o corpo, terá reflexo também no bem estar e na saúde delas.” Sandra ressalta que a intenção da iniciativa é aumentar a autoestima das mulheres, que participam de uma série de ações desenvolvidas pelo Idtech. “As pessoas idosas merecem ser tratadas com cuidados especiais. Por essa razão, o Idtech promoveu um desses cuidados importantes, o Dia da Beleza, com o objetivo de contribuir para o aumento da autoestima e para a melhoria da qualidade de vida das mulheres.”




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS