16/03/2020 - Palestra no AMA conscientiza sobre doenças renais



Ação fez parte das ações que englobam o Dia Mundial do Rim

Entre as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu na última quinta-feira, 12 de março, uma palestra no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) com tema "Doenças renais, como se prevenir". O objetivo foi sanar as dúvidas dos usuários, além de conscientizar sobre as consequências dos problemas renais quando não há o tratamento adequado.

Na ocasião, quem ficou responsável por apresentar o tema e falar diretamente com os usuários e acompanhantes que aguardavam pelo atendimento no HGG foi a médica residente em nefrologia Larissa Cruvinel. "Esse tipo de iniciativa é fundamental, porque a gente atua muito mais com a prevenção e com o diagnóstico precoce, que são dois fatores fundamentais quando se fala de doenças renais crônicas. Nesse tipo de doença os sintomas são imperceptíveis até que o paciente já esteja com um quadro avançado do problema. Por isso o mais importante é conscientizar a população, assim como nós fazemos com essa palestra", explica a médica.

Entre as orientações estavam a atenção com alterações na pressão arterial, com a taxa de glicemia e o uso indiscriminado de anti-inflamatórios. De acordo com a palestrante, esses são quesitos que podem causar problemas renais ou serem sinais de problemas já existentes. No caso dos anti-inflamatórios, podem causar insuficiência renal quando usados sem indicação de um profissional de saúde.

A profissional lembrou ainda aos presentes de outra ação promovida pelo HGG e que estava sendo realizada simultaneamente do lado de fora do hospital: o Saúde na Praça. Larissa aproveitou para convidar o público da palestra para que fosse até a ação para realizar os testes rápidos que ajudam a identificar possíveis problemas renais.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS