02/04/2020 - Colaboradores do HGG recebem orientações de prevenção ao coronavírus



Iniciativa vem sendo realizada desde o dia 18 de março e alcançará todos os profissionais do hospital

Em uma época em que a palavra de lei é "prevenção", as equipes de Ensino e Pesquisa, Psicologia e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, oferecem um ciclo de palestras com objetivo de estimular o cuidado, sanar dúvidas e evitar a disseminação de informações equivocadas sobre o coronavírus. A iniciativa foi implantada no último dia 18 de março e se estende por tempo indeterminado, sempre em consonância com os dados oficiais emitidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). As ações são realizadas pelos corredores do hospital, com participação limitada de colaboradores, evitando aglomeração de pessoas.

Responsável pela iniciativa, a gerente de Educação Continuada do HGG, Fabrícia Cândida, explica que a ideia surgiu em decorrência do momento pelo qual a sociedade está passando. Para ela, é de extrema importância que todos tenham acesso a informações seguras, especialmente quem trabalha em uma unidade de saúde, como porteiros, recepcionistas, administrativos e muitos outros além dos médicos e enfermeiros. "No hospital a gente já lida com doenças no dia-a-dia, e agora precisamos ressaltar a esses profissionais que os cuidados precisam ser intensificados. O coronavírus não anda, mas ele permanece nas superfícies. Somos nós que levamos ele até nossas vias aéreas. Por isso a higienização correta é tão importante para todos os departamentos do hospital", destaca Fabrícia.

Além da preocupação com a higienização na prevenção do coronavírus, o bem estar emocional desses colaboradores também merece atenção. De acordo com a psicóloga hospitalar do HGG Cláudia Ferreira, a disseminação em massa de informações precisa vir acompanhada de orientações profissionais para que a prevenção não dê lugar ao pânico. "Esse é um processo de acolhimento, de estímulo ao autocuidado e à saúde mental para que equívocos sejam evitados e para que as más informações não sejam proliferadas, principalmente no hospital. Esse momento de reorientações é para que possamos recordar informações simples, como a higienização das mãos, que apesar de comum precisa ser relembrada nesse momento de pandemia", enfatiza a psicóloga.

Entre os assuntos abordados na palestra, estiveram os cuidados com o descarte de materiais, paramentação e desparamentação dos profissionais da saúde, higienização das mãos e das superfícies de trabalho com álcool em gel, assim como o cuidado no regresso ao lar, no final do expediente. Tudo isso engloba questões ligadas ao SESMT, departamento representado pela técnica em enfermagem do trabalho, Núzia Lemes. Segundo ela, é possível garantir a segurança de todos os servidores com as informações corretas. "Nesse momento, precisamos disseminar informações fidedignas, mostrar que existe apoio e proximidade com os colaboradores e deixar claro que cada um tem grande importância para a equipe e que todos precisam se cuidar para que possam levar esse cuidado às outras pessoas", garante Núzia.

Os colaboradores presentes nas palestras de orientação sobre coronavírus ficam a uma distância segura um do outro e são convidados a disseminar as informações adquiridas na palestra para os colegas de trabalho. De grupo em grupo, a iniciativa abordará todos os colaboradores da unidade de saúde, levando informações seguras e de qualidade.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS