01/06/2020 - Colaboradores da Hemorrede são testados para a Covid-19



Testes rápidos foram disponibilizados para todos os profissionais pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Na última quinta e sexta-feira, 28 e 29 de maio, os colaboradores da Hemorrede Pública de Goiás realizaram a testagem de sorologia para a Covid-19. O objetivo da ação foi assegurar o bem-estar e a segurança dos colaboradores ao identificar uma possível infecção, assim como de fazer um mapeamento da imunização por meio de anticorpos entre os profissionais de saúde. Esse teste foi realizado por meio da análise de uma gota de sangue, como num teste de glicose.

Para tanto, o teste escolhido para assegurar a segurança dos colaboradores da Hemorrede com relação ao coronavírus, comprovando que estão saudáveis ou lhes alertando sobre um possível contato com o vírus é o SARS-CoV-2 Antibody Test, que foi analisado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz.

Marcela Carneiro é nutricionista do Hemocentro coordenador, em Goiânia e avalia de forma positiva a iniciativa. "O teste rápido foi de extrema importância para avaliação da situação epidemiológica e identificação precoce da contaminação por Covid-19, minimizando os riscos entre os colaboradores para adoção de medidas de prevenção e controle da doença garantindo a segurança e uma sensação de alívio ao observar que estamos em um ambiente seguro para trabalharmos", comenta Marcela.

De acordo com a diretora técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novais, esse teste detecta qualitativamente os anticorpos totais que surgem com o contato do organismo com a Covid-19, mas o resultado positivo não significa que o colaborador esteja infectado. "Esse teste é uma triagem que identifica anticorpos dizendo se houve ou não contato com o vírus. Pode ser que o resultado acuse uma infecção que já não esteja mais ativa, apenas anticorpos de memória, por isso esse teste é muito importante para que se possa traçar o perfil epidemiológico dos profissionais por parte da Secretaria de Saúde", assegura Ana Cristina.

Todas as unidades da Hemorrede de Goiás realizaram, simultaneamente, a testagem para a Covid-19. Além do teste, as unidades também fazem do uso de máscaras um requisito obrigatório e disponibilizam álcool em gel em todos os ambientes.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS