02/06/2020 - Captação de doadores é tema de oficina no Hemocentro



Oficina foi realizada para profissionais da unidade de saúde

Colaboradores do Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz participaram de uma oficina de qualificação profissional para promoção de captação de doadores voluntários de sangue e medula óssea, realizada no dia 27 de maio, no auditório da unidade de saúde. O objetivo foi capacitar essas pessoas para que os números de doadores regulares aumentem no Hemocentro.

A responsável pelo treinamento foi a enfermeira Jaciane Soares de Sá, que atua na Diretoria de Ensino e Pesquisa no Hemocentro Coordenador. Durante a oficina, a enfermeira passou informações de um curso que ela participou em Brasília, organizado pelo Assessoramento Técnico da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

De acordo com Jaciane, foram abordas diversas estratégias, tais como o fortalecimento das parcerias com empresas, igrejas, universidades, além de conselhos de classe. A enfermeira também ressaltou a importância da utilização das mídias sociais como meio de fomentar a captação de doadores.

Outro assunto abordado pela profissional foi a desmistificação sobre a doação de sangue. "Temos que acabar com os mitos sobre a doação. Ouvimos muitas perguntas sobre o tema, como, por exemplo, se doar sangue vicia, ou se causa perda de peso, entre outros questionamentos. É necessário esclarecer essas informações", finaliza a enfermeira.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS