06/08/2020 - Sarau do HGG completa 7 anos com programação especial



Apresentações de celebração serão realizadas durante todo o mês de agosto

O Sarau do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG completa 7 anos neste mês de agosto. Todas as quintas-feiras, desde a sua criação, o projeto tem o objetivo de atenuar as dores e acalentar os pacientes com apresentações musicais. O Sarau foi o primeiro e é o maior projeto de humanização da unidade, em que as apresentações são realizadas voluntariamente por artistas convidados. Até o mês de comemoração do seu aniversário, foram realizadas 318 apresentações com a participação de 1.593 artistas e cerca de 474 horas de músicas para os pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital.

Para o aniversário de 7 anos, a comemoração será um pouco diferente do habitual e com ações realizadas semanalmente. A programação deste ano contará com Sarau Virtual com a cantora Carina Duarte, no dia 6. Os vídeos serão disponibilizados nos smatphones dos pacientes e TVs do CTI. No dia 13, o motorista de ambulância da unidade Paulo Silva fará uma apresentação itinerante de música gospel. Os músicos Elen Lara e Damom Farias farão uma seresta ao ritmo da MPB para os pacientes, colaboradores e acompanhantes no estacionamento da unidade, no dia 20. Para encerrar o mês de comemorações, no dia 27 de agosto, a musicista Suzana Fialho fará uma apresentação voz e piano, no hall do hospital, em homenagem aos trabalhadores do HGG.

Devido à pandemia da Covid-19, desde abril os saraus estão sendo realizados de forma virtual, com os artistas enviando vídeos e estes sendo transmitidos para os smartphones dos pacientes, TVs do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e sistema de som do Hospital. Toda essa ação visa garantir a segurança e saúde dos usuários e também dos colaboradores do HGG.

Além de um projeto de humanização, o Sarau funciona também como uma terapia. Uma pesquisa de mestrado da Universidade Federal de Goiás (UFG) comprovou que os pacientes que participam de projetos de humanização da unidade apresentam redução dos sintomas de ansiedade e depressão decorrentes do processo de hospitalização. Além disso, 100% dos pacientes que participaram da pesquisa avaliaram as atividades como boa ou ótima e, após a participação, relatam sensação de bem-estar e alegria, o que contribui com o tratamento e, consequentemente, melhora da doença, comprovando o slogan do projeto: "Porque nada é imune à música. Nem mesmo a dor."

Sobre o Sarau

Oficialmente lançado em 5 de agosto de 2013, após o HGG ser reestruturado pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento tecnológico e Humano (Idtech), o Sarau foi o primeiro projeto de humanização implantado na unidade. Em seu sétimo ano, já se consolidou como um projeto que une o incentivo à cultura, o estímulo à produção musical regional e a promoção do bem-estar por meio da música.


Serviço

Sarau do HGG – 7 anos

Data: 6 a 27 de agosto



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS