12/08/2020 - Unidade Móvel do Hemocentro realiza ação na CASAG



Evento foi em comemoração ao Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto

Em comemoração ao Dia do Advogado, comemorado neste dia 11 de agosto, a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) recebeu a Unidade Móvel do Hemocentro, no Jardim Goiás. O objetivo da ação foi conscientizar os advogados membros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) com relação à doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Considerada um sucesso, a ação realizou mais de 50 atendimentos, convertidos em 40 bolsas de sangue coletadas e 24 cadastros para possível doação de medula óssea.

De acordo com o presidente da Casag, Rodolfo Otávio Mota, em tempos de pandemia faz-se ainda mais necessária a conscientização de toda a sociedade civil quanto à contribuição para o bem-estar de todos. "Esperamos que esse exemplo se espalhe por todas as outras entidades e conselhos, para que a gente possa ampliar essa corrente do bem. E que a advocacia possa seguir mais unida e mais coesa", enfatizou o presidente da instituição, que também realizou a doação de sangue.

Para a diretora-geral do Hemocentro, Denyse Goulart, que acompanhou a Unidade Móvel instalada na Casag, parcerias como essa são essenciais para que os estoques do banco de sangue se mantenham em níveis satisfatórios para atender as demandas de todo o Estado. "Parcerias com entidades renomadas, como a Casag e OAB-GO, são fundamentais não só para atingirmos e conscientizarmos novos doadores, mas para desmistificarmos a doação de sangue. Quando a pessoa tem a oportunidade de fazer a doação no seu ambiente de trabalho, por exemplo, ela tende a ver aquilo com mais naturalidade. Com isso, mais pessoas se tornam doadoras frequentes, o que é de extrema importância em uma sociedade em que apenas 2% da população é doadora de sangue. Termos firmado essa parceria com a OAB-GO e com a Casag com certeza é de grande valia, especialmente nesse momento de pandemia em que necessitamos ainda mais de doações", destaca Denyse.

Doação em família

Valéria dos Reis Menezes, advogada e secretária-geral da Casag, não só doou sangue como também trouxe os dois filhos para realizarem a primeira doação. Segundo ela, todos precisam refletir sobre o bem mais precioso, que é a vida. "Esse momento, mais que a comemoração pelo Dia do Advogado, é de solidariedade. Estamos promovendo uma ação social para salvar vidas e para conscientizar sobre a importância desse gesto, que faz toda a diferença para aqueles que precisam de uma transfusão", comenta Valéria.

Além dela, os dois filhos também se dispuseram a doar sangue pela primeira vez, em resposta ao convite da mãe. Para a advogada, isso foi motivo de grande orgulho: "Essa é a primeira doação deles. Assim como vim fazer a minha doação, eles também vieram. Um filho é como uma semente, e a gente ensina através do exemplo. Fico imensamente feliz em saber que estou atuando como um exemplo positivo para eles. Precisamos sempre nos preocupar em deixar boas sementes no mundo e é isso que estamos fazendo aqui hoje", diz orgulhosa a secretária-geral.

O filho dela, Dylhermanno Menezes, tem 17 anos e por ser menor de idade, precisou da autorização da mãe para doar. Segundo o rapaz, a doação de sangue já era um tema recorrente em casa e a ação realizada na Casag foi a oportunidade perfeita. "Tanto eu quanto minha irmã sempre fomos incentivados pela minha mãe quanto à doação de sangue. Quando soubemos que a Casag, por meio do Hemocentro, prestaria esse serviço, não pensamos duas vezes em vir doar nosso sangue, em família. Saber que essa minha doação pode salvar até quatro pessoas me deixa ainda mais motivado a prosseguir nesse caminho de solidariedade", conta.

Como agendar uma coleta externa?

Para quem deseja solicitar a Unidade Móvel do Hemocentro para uma ação em seu condomínio ou empresa, é necessário ter a confirmação de 60 pessoas interessadas em doar e fazer uma solicitação pelo e-mail hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone (62) 3201-4101.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS